Novo(a) por aqui?
Leia nosso tópico de boas vindas e descubra o que Lodoss tem a oferecer!

>>> Clique Aqui <<<

Tenha uma ótima aventura!


Últimos assuntos
» Tópico de vida
Sab 15 Jul 2017, 8:09 pm por ADM Hayate

» Tenkai
Sex 15 Mar 2013, 12:13 am por Bluesday

» Fortitudo Lapidum - Camp
Qui 14 Mar 2013, 11:19 pm por yoda

» Chamada ONE: Attention Please!
Seg 11 Mar 2013, 12:03 pm por Kaien Saller

» Novo Fórum, Novo Domínio!
Seg 11 Mar 2013, 1:30 am por ADM Hayate

» Novo no pedaço
Seg 25 Fev 2013, 1:10 pm por Arcturus Steelbreaker

» Dúvidas sobre ficha
Sex 22 Fev 2013, 8:21 pm por Peregrino

» [FP]Jason Stifler Grace
Sex 22 Fev 2013, 12:40 am por Jason Stifler Grace

» Nostalgia e Parabéns
Seg 18 Fev 2013, 6:48 pm por Bluesday




>Nuvens amaldiçoadas ameaçam cobrir a ilha!

> Leroooy!

> Casa é destruída no Vilarejo de Calm

> Mais notícias...






> Construção de Sede de Guilda

> "Entrega"

> Caçador de Hidra

> Ajudante de Porto

> Pesca em Calm

> Ovos de Dragão

Selenna Walker

 :: Lodoss RPG :: Fichas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Selenna Walker

Mensagem por Selenna Walker em Dom 31 Jan 2010, 5:36 pm

Nome: Selenna Walker
Idade: 18 anos
Sexo: Feminino
Altura: 1,74 m
Raça: Youkai (Demônia raposa)
Nível: 1
Exp: 450/1000
L$: 50
Profissão: Soldada do Exército de Takaras
Salário: ? L$/semana [algo muito próximo de zero, lol]
Personalidade: Misteriosa, arrogante, patriota e orgulhosa, é uma boa cidadã de Takaras.
Terra Natal: Takaras

Aparência:
Selenna é uma bonita moça de 18 anos com cabelos vermelho cor sangue, é bonita e tem traços finos, seus olhos são azuis. Por ser uma youkai pode se observar orelhas tipicas dessa raça, que se aparentam a orelhas de raposa. Mesmo sendo muito bela pode parecer macabra por olhos não takarianos, e as vezes até mesmo para takarianos, por conta de seus habitos tais como o consumo de sangue. Usa belas roupas a não ser quando está no exército, quando tenta se passar por um homem para que isso não interfira no seu trabalho, por isso lá usa roupas simples, normalmente negras, que cubram a totalidade de seu corpo.

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:

História:

Guilbo Walker gritava ordens e incentivos para seus homens - que não eram poucos para um comandante tão jovem de apenas 20 anos - e esses continuavam seu treinamento com espadas e escudos, era um dia importante, seriam escolhidos os recrutas que seriam promovidos a cavaleiros, então estavam todos animados, lutando como nunca para mostrar que mereciam se tornar cavaleiros do reino.
Era claro que Guilbo já tinha seus favoritos, mas ainda precisava escolher alguns homens para se tornarem cavaleiros e por isso exigia de todos, animando-se com a resposta positiva dos recrutas que eram bem treinados. O dia ocorreria sem nenhum imprevisto até que um soldado veio falar com o Walker.
Tenho uma mensagem para o senhor, comandante Guilbo. - disse o homem, após fazer uma reverência. - Há uma prisioneira que sisma em falar com o senhor. Eu não lhe incomodaria, porém a moça tem causado muita confusão entre os detentos de Takaras.
- Não é uma hora própria, porém se a takariana quer tanto me ver diga a ela que irei ve-la assim que o sol se pôr.
- Obrigado senhor. - disse então o homem, fazendo outra reverência e indo embora.

O resto do dia seguiu bem, Guilbo escolherá alguns homens - que além das indicações que vinham diretamente do rei, era o único que nomeava cavaleiros em Hilydrus. Formaram um grande grupo de honrosos homens, que com certeza trariam muita felicidade para aquelas terras. Porém chegará a hora de ir ver a prisioneira, compromisso que Guilbo quase se esquecerá porém que fora lembrado por alguns de seus guardas.

Conduzido por seus guardas, Guilbo chegou a pequena sala trancada por portas reforçadas, como todas aquelas que prendiam prisioneiros. Entrou sozinho, com uma escolta do lado de fora da sala.

Quando a porta abriu-se a takariana se levantou rapidamente, estava assustada, seu nome era Maggie, tinha cabelos ruivos e era muito bela, embora tenha ficado alguns meses como prisioneira. Mesmo surpresa a takariana foi logo perguntando: Você que é Guilbo Walker?

- Até onde eu sei sim, - respondeu o comandante, boquiaberto com a beleza daquela mulher, - Mas porque você quer falar comigo? - perguntou educadamente.

- Eu não tenho certeza... É meio confuso - começou a explicar - Eu tive um sonho, um sonho em que Zaltar me disse que havia um homem, um homem que conseguiria me tirar dessa prisão.

- Ei! Você não está esperando fugir daqui! - exaltou-se o comandante. - Você vai servir de troca com os prisioneiros que Takaras fez, se estão mortos não é meu problema, os comandantes de Takaras é que deviam se preocupar com seus homens feitos de reféns!

- Mas, esse homem é você! - disse, com voz de choro, o que cortou o coração de Guilbo.

- Não importa o que Zaltar disse para você ou não, é loucura pensar que um comandante de Hilydrus ajudaria uma prisioneira a fugir. - E desapareceu por meio da porta, que foi trancada a seu passar pelos guardas.

Maggie foi levada até sua cela normal, que dividia com mais alguns prisioneiros e por lá ficou por um bom tempo, tempo que ficou tendo mais sonhos sobre sua fuga e sobre aquele Guilbo Walker.

Enquanto isso, o comandante Guilbo não conseguia parar de pensar na takariana, porém não demorou muito, fisgado pela paixão, o comandante pediu para ter outro encontro com a takariana. Nesse, descobriu seu nome e conversaram, porém demorou muito tempo até que a garota de cabelos ruivos o convencesse a fugir com ela.

As visões de Maggie se concretizaram em um plano, com alguns de seus contatos de Takaras, e com a ajuda interna de Guilbo, eles forjaram uma troca de reféns entre as duas nações inimigas e chegando o dia da troca, Maggie estava entre aqueles que seriam trocados, porém não havia reféns do lado Takariano para serem trocados, eram homens vestidos com trajes de Hilydrus que Guilbo conseguirá desviar por meio de espiões.

No dia da troca as forças dos dois lados eram iguais, como o planejado. Porém, ao trocar os reféns houve a quebra do pacto pelos takarianos e todos os soldados de Hilydrus foram mortos, restando apenas Guilbo, que trocou de vestes com um dos soldados e desconfigurou sua face com marteladas para que parecesse o comandante.

Estavam livres, e Guilbo, mesmo agora sendo um traidor teria glória e seu nome lembrado na sua terra natal, porém a contra gosto do amado, Maggie queria voltar a Takaras onde era comandante de exército takariano, o que demorou a convencer Guilbo, porém, não conseguiria viver sem ela, e Maggie estava decidida. Foi então para Takaras.

Chegando lá, Guilbo não foi mal recebido, principalmente porque não era conhecido por lá, o que era um alívio, era horrível imaginar o que aconteceria com ele no caso que o reconhecessem. Maggie continuou seu trabalho, sem grandes muitas comemorações depois que voltou pois teve que armar um rebelião para tirar o seu substituto do poder do exército. Porém tudo ocorreu bem e ela retomou seu cargo. Os anos se passaram a Guilbo ficará bem deprimido, contendo-se a companhia de Maggie e de sua espada, porém ele queria mais ação, e foi quando surgiu a oportunidade, Maggie estava gravida, e precisava de alguém de confiança que a substituísse em seu papel, e mesmo Guilbo tendo lutado por Hilydrus por tanto tempo, escolheu ele, pois era de extrema confiança e tinha bastante experiência como comandante.

Nasceu então a garota, Selenna, que tinha os olhos do pai e os cabelos e beleza da mãe. Foi criada com uma espada sempre a mão, pois os pais queriam que seguisse carreira militar. Era bem mimada e podia se dizer feliz, até que teve uma surpresa, seus pais a quem tanto amará, e a de quem tanto aprenderá a amar takaras tinham sido mortos. Aparentemente um demônio que sabia do segredo dos Walker decidiu abrir a boca mesmo tendo recebido propina de Guilbo, que foi reconhecido como ex-comandante de Hilydrus, e então morto. Maggie foi poupada da morte, porém não aguentando viver sem o marido matou-se.

Selenna cresceu sozinha desde então, teve os bens da família confiscados e ficou sem dinheiro algum, largada a própria sorte sua história foi esquecida, desde então viveu pelos becos e florestas a procura do que comer para sobreviver. Sem ninguém que cuida-se dela Selenna aprendeu a se virar, como um filhote de bicho selvagem, atacando com garras e dentes suas vitimas nas estradas e nos becos da cidade que um dia tanto amaria - Takaras. Cresceu com sofrimento e com muitas cicatrizes, tornou-se forte fisicamente e mentalmente. Em noites frias para resistir ao frio cortava seus próprios pulsos antes de uma caçada, então antes do sol nascer estaria alimentada ou morta, e isso se tornou um ritual, que seguia cegamente. Gostava de sangue, um liquido quente de sabor viciante, a qual se tornou adepta, tendo que caçar constantemente para manter-se satisfeita, aprendeu a esconder corpos para que sua carne durasse mais tempo e a conserva-los para que mantivessem um gosto próximo ao agradável.

Num desses dias de caçada, a luz da lua iluminava a estreita estrada, e comerciantes aproveitavam o luar para voltar para suas respectivas cidades trazendo muitas moedas e lucros, e Selenna sabia disso. Era um pequeno grupo, talvez o pai a mãe e os filhos mais velhos, caminhavam pela estrada satisfeitos após terem uma participado de uma das feiras da cidade. Selenna descansava sobre uma arvore e esperou até que o ultimo de grupo de mercadores passase por ela, esse previamente descrito, pensava que não teria muitos problemas, pois na hora do ataque estariam ocupados demais em proteger sua carga à suas próprias vidas. Então agiu, guiada pelo instinto que a mantinha viva naquelas nefastas terras, correu entre os mercantes, e um por um ia ferindo a todos com seus ágeis golpes de adaga. O grupo se desfez, deixando um de seus membros sozinho, era o que ela queria, não iria matar o grupo todo, só queria uma vitima para que pudesse se alimentar, o sangue que corria de seus braços cortadas a deixava ainda mais obcecada, o cheiro do que ela mais queria, o sangue. Avançou sobre o homem, que se defendia com uma foice de haste de madeira deforme, enquanto o resto dos sobreviventes fugia, houve gritos e choro de crianças, porém aquele homem não foi tão ágil quanto necessário e caiu morto.

Selenna alimentou-se, fechou seus ferimentos e apanhou a foice. Poderia ficar com ela e vender as outras coisas para conseguir algumas moedas - pensou. Porém quando sua lamina escontou no pouco sangue que ainda escorria pelo seu braço, essa se transformou, obtendo a mesma coloração do sangue, e um dos rubis fincado em sua aste começou a brilhar, Selenna, curiosa, tocou-o e foi arremessada alguns metros a frente, era magia - pensou naquele exato momento, talvez com treino poderia se habituar a usa-la para desferir poderosos golpes, e com o tempo se habituou a habilidade da arma, conseguindo escolher o local em que iria aparecer depois do toque, e também mantendo-se em pé depois disso.

Porém como pode ser visto, ao passar do tempo Selenna deixou de ser a mesma menina de sempre, aquela inocente takariana que lutava apenas para manter-se viva e saciar seus vícios, era claro que a presença daquele objeto que obtivera mudara sua personalidade, agora ela era mais fria, passou a tramar para um dia tornar-se a comandante de Takaras começando por baixo, como simples soldada para depois ascender e dominar a todos! Sua sede de sangue nunca foi tão grande.

Atributos:

Força Física: 4 +1
Força Mágica: 1
Velocidade de Ataque: 4 +1
Velocidade de Movimento: 2+1
Precisão: 2
Vitalidade:1

Habilidades:

Foice da lâmina de sangue:
Invoca uma foice com cabo de metal irregular e de lamina cor de sangue, - obtida em um ataque a um viajante nas estradas que levam até Takaras, a foice detém um mistério que aprisiona e controla Selenna. Ao passar do tempo, com o uso excessivo, Selenna passou a ser dependente da arma e do sangue derramado por ela. A foice demoníaca pode sem muito esforço causar graves estragos, ode também absorver o sangue tanto inimigo quando o da takariana a deixando cada vez mais forte, além disso, na base de sua haste há um rubi encantado que quando ativado pode teletransportar o usuário em até 6 metros (lvl1), em uma fração mínima de segundo.
Custo: 30% PM para invocar, não necessária PM para manter. A arma some quando não existe perigo.
30% PM para se teletransportar.


Última edição por Selenna Walker em Sab 17 Dez 2011, 2:01 pm, editado 41 vez(es)
avatar
Selenna Walker
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 164
Idade : 22
Localização : Lodoss
Reputação : Neutro Wanted :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 31/01/2010

Ficha do personagem
Exp: 450/1000
Lvl: 1
HP: 80%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Selenna Walker

Mensagem por Shaorin em Seg 01 Fev 2010, 1:38 am

Ficha Reprovada.

Quero que arrume o seguinte item, por favor:

- Atributos: Todos os quatorze (14) pontos devem ser distribuídos em todos os atributos e nenhum deles pode ficar em zero. Os bônus não contam.

Quando arrumar, me avise para que eu possa reavaliar sua ficha.

Abraços.
avatar
Shaorin
GM Chefe
GM Chefe

Número de Mensagens : 1837
Reputação : Neutro Wanted :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 11/09/2008

Ficha do personagem
Exp: 0/1000
Lvl: 10
HP: 100%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Selenna Walker

Mensagem por Selenna Walker em Seg 01 Fev 2010, 10:18 am

Arrumado
avatar
Selenna Walker
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 164
Idade : 22
Localização : Lodoss
Reputação : Neutro Wanted :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 31/01/2010

Ficha do personagem
Exp: 450/1000
Lvl: 1
HP: 80%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Selenna Walker

Mensagem por Shaorin em Seg 01 Fev 2010, 1:59 pm

Ok. Ficha Aceita.

Adicione em sua assinatura os seguintes itens:

- L$;
- Atributos;
- Link deste tópico;

Ao enviar sua habilidade para o tópico de avaliação, não é necessário esperar que seja avaliada para dar início ao seu jogo.

Bom jogo, e qualquer pergunta, envie-nos PM.
avatar
Shaorin
GM Chefe
GM Chefe

Número de Mensagens : 1837
Reputação : Neutro Wanted :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 11/09/2008

Ficha do personagem
Exp: 0/1000
Lvl: 10
HP: 100%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Selenna Walker

Mensagem por Selenna Walker em Qua 10 Fev 2010, 2:01 pm

Habilidade adicionada.
avatar
Selenna Walker
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 164
Idade : 22
Localização : Lodoss
Reputação : Neutro Wanted :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 31/01/2010

Ficha do personagem
Exp: 450/1000
Lvl: 1
HP: 80%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Selenna Walker

Mensagem por Selenna Walker em Ter 06 Abr 2010, 7:15 pm

avatar
Selenna Walker
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 164
Idade : 22
Localização : Lodoss
Reputação : Neutro Wanted :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 31/01/2010

Ficha do personagem
Exp: 450/1000
Lvl: 1
HP: 80%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Selenna Walker

Mensagem por Selenna Walker em Sab 13 Ago 2011, 12:36 am

Ficha editada, adição e mudança na história, mudança na idade, mudança na aparência, mudança na profissão etc.
Mudança significativa: a Selenna deixara de ter assas, alguns fatos na história mudaram deixando-a mais atualizada e coerente.
avatar
Selenna Walker
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 164
Idade : 22
Localização : Lodoss
Reputação : Neutro Wanted :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 31/01/2010

Ficha do personagem
Exp: 450/1000
Lvl: 1
HP: 80%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Selenna Walker

Mensagem por Selenna Walker em Seg 05 Set 2011, 2:05 pm

Inicialmente, ao criar minha ficha, a história de Selenna era bem simples, até dizia que ela foi concedida por formas primitivas de vida e abandona bem nova, isso porque eu não tinha definido a história dos pais da Selenna, bom agora a história mudou, agora ela tem pais e uma história mais coerente.

Spoiler:
História dos pais
Guilbo Walker gritava ordens e incentivos para seus homens - que não eram poucos para um comandante tão jovem de apenas 20 anos - e esses continuavam seu treinamento com espadas e escudos, era um dia importante, seriam escolhidos os recrutas que seriam promovidos a cavaleiros, então estavam todos animados, lutando como nunca para mostrar que mereciam se tornar cavaleiros do reino.
Era claro que Guilbo já tinha seus favoritos, mas ainda precisava escolher alguns homens para se tornarem cavaleiros e por isso exigia de todos, animando-se com a resposta positiva dos recrutas que eram bem treinados. O dia ocorreria sem nenhum imprevisto até que um soldado veio falar com o Walker.
Tenho uma mensagem para o senhor, comandante Guilbo. - disse o homem, após fazer uma reverência. - Há uma prisioneira que sisma em falar com o senhor. Eu não lhe incomodaria, porém a moça tem causado muita confusão entre os detentos de Takaras.
- Não é uma hora própria, porém se a takariana quer tanto me ver diga a ela que irei ve-la assim que o sol se pôr.
- Obrigado senhor. - disse então o homem, fazendo outra reverência e indo embora.

O resto do dia seguiu bem, Guilbo escolherá alguns homens - que além das indicações que vinham diretamente do rei, era o único que nomeava cavaleiros em Hilydrus. Formaram um grande grupo de honrosos homens, que com certeza trariam muita felicidade para aquelas terras. Porém chegará a hora de ir ver a prisioneira, compromisso que Guilbo quase se esquecerá porém que fora lembrado por alguns de seus guardas.

Conduzido por seus guardas, Guilbo chegou a pequena sala trancada por portas reforçadas, como todas aquelas que prendiam prisioneiros. Entrou sozinho, com uma escolta do lado de fora da sala.

Quando a porta abriu-se a takariana se levantou rapidamente, estava assustada, seu nome era Maggie, tinha cabelos ruivos e era muito bela, embora tenha ficado alguns meses como prisioneira. Mesmo surpresa a takariana foi logo perguntando: Você que é Guilbo Walker?

- Até onde eu sei sim, - respondeu o comandante, boquiaberto com a beleza daquela mulher, - Mas porque você quer falar comigo? - perguntou educadamente.

- Eu não tenho certeza... É meio confuso - começou a explicar - Eu tive um sonho, um sonho em que Zaltar me disse que havia um homem, um homem que conseguiria me tirar dessa prisão.

- Ei! Você não está esperando fugir daqui! - exaltou-se o comandante. - Você vai servir de troca com os prisioneiros que Takaras fez, se estão mortos não é meu problema, os comandantes de Takaras é que deviam se preocupar com seus homens feitos de reféns!

- Mas, esse homem é você! - disse, com voz de choro, o que cortou o coração de Guilbo.

- Não importa o que Zaltar disse para você ou não, é loucura pensar que um comandante de Hilydrus ajudaria uma prisioneira a fugir. - E desapareceu por meio da porta, que foi trancada a seu passar pelos guardas.

Maggie foi levada até sua cela normal, que dividia com mais alguns prisioneiros e por lá ficou por um bom tempo, tempo que ficou tendo mais sonhos sobre sua fuga e sobre aquele Guilbo Walker.

Enquanto isso, o comandante Guilbo não conseguia parar de pensar na takariana, porém não demorou muito, fisgado pela paixão, o comandante pediu para ter outro encontro com a takariana. Nesse, descobriu seu nome e conversaram, porém demorou muito tempo até que a garota de cabelos ruivos o convencesse a fugir com ela.

As visões de Maggie se concretizaram em um plano, com alguns de seus contatos de Takaras, e com a ajuda interna de Guilbo, eles forjaram uma troca de reféns entre as duas nações inimigas e chegando o dia da troca, Maggie estava entre aqueles que seriam trocados, porém não havia reféns do lado Takariano para serem trocados, eram homens vestidos com trajes de Hilydrus que Guilbo conseguirá desviar por meio de espiões.

No dia da troca as forças dos dois lados eram iguais, como o planejado. Porém, ao trocar os reféns houve a quebra do pacto pelos takarianos e todos os soldados de Hilydrus foram mortos, restando apenas Guilbo, que trocou de vestes com um dos soldados e desconfigurou sua face com marteladas para que parecesse o comandante.

Estavam livres, e Guilbo, mesmo agora sendo um traidor teria glória e seu nome lembrado na sua terra natal, porém a contra gosto do amado, Maggie queria voltar a Takaras onde era comandante de exército takariano, o que demorou a convencer Guilbo, porém, não conseguiria viver sem ela, e Maggie estava decidida. Foi então para Takaras.

Chegando lá, Guilbo não foi mal recebido, principalmente porque não era conhecido por lá, o que era um alívio, era horrível imaginar o que aconteceria com ele no caso que o reconhecessem. Maggie continuou seu trabalho, sem grandes muitas comemorações depois que voltou pois teve que armar um rebelião para tirar o seu substituto do poder do exército. Porém tudo ocorreu bem e ela retomou seu cargo. Os anos se passaram a Guilbo ficará bem deprimido, contendo-se a companhia de Maggie e de sua espada, porém ele queria mais ação, e foi quando surgiu a oportunidade, Maggie estava gravida, e precisava de alguém de confiança que a substituísse em seu papel, e mesmo Guilbo tendo lutado por Hilydrus por tanto tempo, escolheu ele, pois era de extrema confiança e tinha bastante experiência como comandante.

Nasceu então a garota, Selenna, que tinha os olhos do pai e os cabelos e beleza da mãe. Foi criada com uma espada sempre a mão, pois os pais queriam que seguisse carreira militar. Era bem mimada e podia se dizer feliz, até que teve uma surpresa, seus pais a quem tanto amará, e a de quem tanto aprenderá a amar takaras tinham sido mortos. Aparentemente um demônio que sabia do segredo dos Walker decidiu abrir a boca mesmo tendo recebido propina de Guilbo, que foi reconhecido como ex-comandante de Hilydrus, e então morto. Maggie foi poupada da morte, porém não aguentando viver sem o marido matou-se.

Selenna cresceu sozinha desde então, teve os bens da família confiscados e ficou sem dinheiro algum, largada a própria sorte sua história foi esquecida, desde então viveu pelos becos e florestas a procura do que comer para sobreviver.

-------------------------------------------------------------------

Aproveitando o mesmo post para não floodar...

300 de experiência ganhas na Catedral de Zaltar, página 7.

avatar
Selenna Walker
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 164
Idade : 22
Localização : Lodoss
Reputação : Neutro Wanted :
0 / 1000 / 100

Data de inscrição : 31/01/2010

Ficha do personagem
Exp: 450/1000
Lvl: 1
HP: 80%

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Selenna Walker

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 :: Lodoss RPG :: Fichas

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum