Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Novo(a) por aqui?
Leia nosso tópico de boas vindas e descubra o que Lodoss tem a oferecer!

>>> Clique Aqui <<<

Tenha uma ótima aventura!


Últimos assuntos
» Tópico de vida
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptyDom 12 Abr 2020, 9:40 pm por Bluesday

» Tenkai
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptySex 15 Mar 2013, 12:13 am por Bluesday

» Fortitudo Lapidum - Camp
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptyQui 14 Mar 2013, 11:19 pm por yoda

» Chamada ONE: Attention Please!
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptySeg 11 Mar 2013, 12:03 pm por Kaien Saller

» Novo Fórum, Novo Domínio!
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptySeg 11 Mar 2013, 1:30 am por ADM Hayate

» Novo no pedaço
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptySeg 25 Fev 2013, 1:10 pm por Arcturus Steelbreaker

» Dúvidas sobre ficha
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptySex 22 Fev 2013, 8:21 pm por Peregrino

» [FP]Jason Stifler Grace
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptySex 22 Fev 2013, 12:40 am por Jason Stifler Grace

» Nostalgia e Parabéns
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel EmptySeg 18 Fev 2013, 6:48 pm por Bluesday




>Nuvens amaldiçoadas ameaçam cobrir a ilha!

> Leroooy!

> Casa é destruída no Vilarejo de Calm

> Mais notícias...






> Construção de Sede de Guilda

> "Entrega"

> Caçador de Hidra

> Ajudante de Porto

> Pesca em Calm

> Ovos de Dragão

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

+6
Cherry
Gin
Khrono
Ken
Cobernick
Goldsilver Ironsteel
10 participantes

Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Seg 04 Jun 2012, 8:18 pm

Saudações a todos.

Bom pessoal eu sei que já existem 500 tópicos sobre o assunto das raças o que talvez torne meu tópico desnecessário, classificando-o como um spam. Mas bem, eu estou sem net e sem tempo de ficar lendo tudo o que vocês escrevem por isso to criando este tópico.


1: Atributos

Todas as reças possuem modificadores de atributos, isso é notável, minha única observação sobre isso é que seja adicionado além de modificadores de atributos modificadores de HP e SP. Também sugiro que nãoo existam modificadores negativos (para HPe SP).


2: Vantagens raciais

Diversas vezes nas narrativas, eu vejo que os GMs sempre consideram que os elfos possuem sentidos mais apurados que um humano por exemplo, ou que um meio dragão tem o coro mais resistente que o normal. Esses são apenas alguns exemplos do que vemos por ai. Minha sugestão é que essas características sejam oficializadas na descrição de cada raça.


3: Adquirindo EXP

Uma coisa que notei aqui no Lodoss é que os GMs só costumam dar EXP por combates vencidos, minha sugestão é que seja dado EXP pela realização de outras tarefas, em via de regras, qualquer coisa que significa vencer um desafio ou aprender algo poderia ser considerado como motivo para se ganhar EXP.

Desarmar uma armadilha, convencer um comerciante a te dar um bom desconto, ouvir os ensinamentos de um mago ancião, vencer um monstro, treinar, trabalhar e envelher noo fórum.

Sim, isso mesmo, envelhecer no fórum, vocês devem estar se perguntando o que seria isso. Bom é muito simples, faz quase dois anos que eu frequento esse fórum e meu personagem ainda é nível 3 quando no mundo de jogo só se passaram duas semanas!!! Acho que seria interessante dar XP aos jogadores na passagem de cada mês ou ano de tempo real, por exemplo 50 exp. A ideia é fazer com que os jogadores sintam seus personagens evoluirem mesmo que a aventura dentro do jogo esteja indo em um ritmo devagar.

Bom por enquanto essa é a minha ideia, mais tarde eu posto mais coisas.
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Cobernick Seg 04 Jun 2012, 9:26 pm

2 - Será implementada pelo Hayate no novo fórum que vai ser migrado.
3 - Concordo, mas... Aqui isso já é feito. Buiu, Gin, Hayate e bem, Eu, mesmo que faça isso pouco já que as pessoas que pego para narrar ou já se envolveram em batalha ou param de jogar, ou simplesmete ainda não andaram no jogo o suficiente para receber esse tipo de Exp.

Quanto a primeira... Não sei, deixo pro ADM.
Cobernick
Cobernick
NPC
NPC

Número de Mensagens : 129
Reputação : Neutro Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 27/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Seg 04 Jun 2012, 10:28 pm

Bom, pra ser honesto, Hayate conhece bem minha experiência como jogador e mestre, ele me pediu pra ajudá-lo a desenvolver as novas raças de lodos e é claro, pra fazer um trabalho completo eu também vou mexer nas raças antigas e depois que arrumar tudo vou apresentar o trabalho pra vocês e saber o que acham.

Portanto eu gostaria de já saber se alguém ai tem ideias de raças pra que eu possa trabalhar em cima.
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Ken Ter 05 Jun 2012, 12:07 pm

Eu dei a ideia de homens-peixe (sereis e tritões, tipo os de one piece) e meio-anjos (em contrapartida aos meio yokais), e claro, orcs.
Ken
Ken
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 72
Idade : 31
Localização : Na sala ou no quarto
Reputação : Neutro Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/06/2011

Ficha do personagem
Exp: 350/1000
Lvl: 1
HP: 100%

http://kennr.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Khrono Ter 05 Jun 2012, 2:15 pm

Apoio todas as ideias citadas. Creio que meio-anjos seja algo meio surreal. Somente meio Yokai seria o suficiente.

Quanto a Ideia do bônus de atributo por Raça, concordo completamente. Todos ja temos em mente que Yokais, Meio Dragões, Golens tem maior resistencia pela sua pele. Enquanto Elfos, certos Yokais[Vindo de Animais como gato, tigre, cachorro], etc tem sentidos melhores.

Quanto aos Meio-Yokais/Yokais penso que se deve ter mais resistência sempre e os demais bônus discutidos a partir do animal de origem, ou do "sentimento" de origem. Tendo em vista que Yokais nascem a partir de espíritos de animais, de adoração a algum objeto ou de pessoas que se prenderam na terra.
Assim eles ganhariam mais força caso visse de Ursos e alguns sentidos melhorados, mais agilidade e sentidos vindo de felinos ou cães, mais inteligencia se vindo da adoração , etc.
Khrono
Khrono
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Reputação : Neutro Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/05/2012

Ficha do personagem
Exp: 0/1000
Lvl: 1
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Gin Ter 05 Jun 2012, 4:16 pm

Hmm.. gostei do tópico, mas concordo com o Cobernick em tudo.

Quanto às raças: eu tenho uma única crítica que é a que não vale nada a pena ser humano em Lodoss. Tudo bem, todas as raças ganham atributo de pontos, inclusive os humanos, mas para por aí. Dons naturais como aqueles que elfos e youkais tem não se aplicam a humanos, o que é uma pena pois sempre achei que essa raça poderia ter alguma coisa ''oculta'' que outras raças de monstros nunca conseguiriam possuir. Talvez eu só esteja falando por sempre ter jogado com humanos em qualquer rpg, mas enfim .. hahahaha


Gin
Gin
Gin
Narrador
Narrador

Número de Mensagens : 788
Idade : 33
Reputação : Neutro Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 16/10/2008

Ficha do personagem
Exp: 900/1000
Lvl: 4
HP: 87%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Cherry Ter 05 Jun 2012, 4:23 pm

Eu ia dizer justamente sobre as raças marinhas, claro que pra isso será necessário que haja cenários submersos, mas acho uma idéia interessante.

Gin, eu concordo, pra mim os humanos são a raça mais moldáveis que existem e que se pode fazê-los seguir em qualuqer direção, mas aqui no Lodoss, em minha ficha anterior tinha criado uma humana que no final das contas não havia dado nenhuma vantagem pra mim, e por isso decidi desfazê-la e criar outra coisa.
Cherry
Cherry
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 115
Idade : 35
Reputação : Neutro Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/09/2011

Ficha do personagem
Exp: 0/1000
Lvl: 1
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Ter 05 Jun 2012, 5:14 pm

Gin escreveu:Hmm.. gostei do tópico, mas concordo com o Cobernick em tudo.

Quanto às raças: eu tenho uma única crítica que é a que não vale nada a pena ser humano em Lodoss. Tudo bem, todas as raças ganham atributo de pontos, inclusive os humanos, mas para por aí. Dons naturais como aqueles que elfos e youkais tem não se aplicam a humanos, o que é uma pena pois sempre achei que essa raça poderia ter alguma coisa ''oculta'' que outras raças de monstros nunca conseguiriam possuir. Talvez eu só esteja falando por sempre ter jogado com humanos em qualquer rpg, mas enfim .. hahahaha


Gin

Mas ai é que está a grande sacada. Eu ja havia pensado nisso faz muito tempo, humanos só possuem bônus de atributo que é numericamente igual os das outras raças e só. eu também sempre achei isso ruim e pretendo mudar quando apresentar ao Hayate meu material das raças para Lodoss.

Humanos na nova versão de Lodoss, caso Hayate aceite minha sugestão, terão duas vantagens que nenhuma outra raça terá.

1: Os bônus de atributos de um humano não são fixos, como são os das outras raças, o jogador que jogar como humano poderá distribuir seus bônus raciais como quiser com a única limitação de não poder colocar mais de 2 pontos de bônus em um único atributo. Desta forma os jogadores que jogam como humanos poderão criar personagens muito mais versateis que os jogadores que jogam com outras raças.

2: Personagens humanos começarão com um poder adicional a sua escolha.

Essas duas vantagens representam a vesartibilidade e ambição da raça, que são os traços mais marcantes que nós humanos temos.



Última edição por Goldsilver Ironsteel em Ter 05 Jun 2012, 5:24 pm, editado 1 vez(es)
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Cherry Ter 05 Jun 2012, 5:22 pm

Isso ai Gold, concordo plenamente com o que escreveu.
Cherry
Cherry
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 115
Idade : 35
Reputação : Neutro Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/09/2011

Ficha do personagem
Exp: 0/1000
Lvl: 1
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Ter 05 Jun 2012, 5:34 pm

Cherry escreveu:Isso ai Gold, concordo plenamente com o que escreveu.

Obrigado pelo seu apoio querida amiga.

Mas voltando ao assunto, para poder mexer nas raças eu pretendo mexer antes nos atributos, existem algunas coisas que eu não acho certo, por exemplo o fato do jogador ser obrigado a por 1 ponto em cada atributo. Para um personagem guerreiro por exemplo, 1 ponto em Força Mágica é um ponto inutil. Outro detalhe importante é que as vezes os avaliadores de habilidades, fazem com que os bônus que elas dão e o custo de MP seja baseado em Força Mágica o que novamente deixa os guerreiros em desvantagem obrigando jogadores que jogam com eles, a terem que gastar pontos em um atributo que eles quase nunca vão usar.

Por isso pros atributos eu tenho como sugestão, duas coisas.

1: Não será mais preciso colocar 1 ponto em cada atributo, isso não quer dizer que quem tiver força zero não tera força, terá sim, mas será considerado muito fraco, com a força de um velho, uma criança ou um adulto raquítico.

2: As habilidades serão havaliadas de forma diferente, a Força Mágica agora só irá influenciar as habilidades que sejam de fato mágicas. Por exemplo, se sua habilidade aumenta sua força através de um feitiço, ela será baseada em Força Mágica, mas se sua habilidade aumenta a sua força através do seu Chi, energia Acumulada, pilhas Raiovac, repolho assado, o atributo base da habilidade será outro podendo ser Resistência, Força Física ou qualquer outro dependendo da descrição da habilidade e da avaliação do GM.

3: Com essas mudanças, o atributo Força Mágica perderá muita importãncia, portanto para torná-lo um atributo util e utilizável tanto quanto todos os outros, este atributo passará a influenciar diretamente no dano das magias, além disso personagens magos ganharão a habilidade de realizarem ataques mágicos corpo a corpo ou de longa distância que darão dano na mesma medida do poder do atributo no entanto esses ataques custarão 5 pontos de MP por utilização. Ou seja, um mago de Força Mágica 5 pode te atacar com uma espada de energia e dar o mesmo dano de um guerreiro com Força 5.
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Ter 05 Jun 2012, 6:20 pm

Projeto para atributos - Versão Gold 1.0

Atenção, tudo isso é uma sugestão de minha parte, não é nada oficial. Então sem protestos.

Força Física - Definirá quanto peso o personagem é capaz de carregar e o quão forte é capaz de bater. Também irá dizer quais tipos de armas ele conseguirá usar, por exemplo, um personagem de força muito baixa jamais conseguirá usar uma alabarda que é uma arma pesada e nem conseguirá andar com uma armadura de batalha completa. Por isso eu também pretendo voltar a trabalhar na lista de armas e itens que eu estava fazendo e vou incluir em cada item da lista um atributo mínimo para poder usá-lo.

Força Mágica - Esse atributo irá dizer o quanto de poder mágico tem um mago, quais feitiços ele é capaz de realizar, quais itens mágicos ele é capaz de ativar, por quanto tempo e com quanta intensidade. Esse atributo permitirá também que personagens magos realizem ataques mágicos básicos como se estivessem atacando com uma arma a distância ou corpo a corpo, no entanto o dano desses ataques será idêntico ao do atributo e cada ataque custará 5 pontos de SP por utilização, também não será possível realizar mais de um ataque mágico por rodada (no caso postagem). Uma qualidade especial deste atributo é que agora ele também será o atributo chave pora personagens psiônicos.

Vigor - O atributo Vigor irá dizer o quão resistente é um personagem e também sua capacidade de suportar danos e se recuperar de injúrias físicas. Ele substituirá o atributo Vitalidade.

Agilidade - O atributo velocidade irá medir o quão rápido seu personagem se desloca e ataca. Ele substituirá os atributos Velocidade de Movimento e Velocidade de Ataque.

Habilidade - O atributo habilidade medirá o quão hábil seu personagem é para acertar ataques e desempenhar tarefas delicadas como por exemplo escalar uma parede ou desarmar um oponente. Ele substituirá o atributo Precisão.

Hit Points (HP) - Continuará a mesma coisa no nome e na funcionalidade, a diferença é que agora o atributo Vigor irá influenciar na sua HP, a forma como isso vai acontecer eu ainda estou planejando, estou tentando decidir se ele aumenta a HP acima de 100% dando +5% por ponto de atributo ou se ele irá ajudar na absorção de danos.

Spirit Points (SP) - Será o novo atributo que irá servir como combustível para todos os tipos de habilidades sejam elas , mágicas, físicas, mentais ou de qualquer outra espécie, ele substituirá o atributo Magic Points (MP) porque o nome "Magic Points" é muito limitador enquanto Spirit Points abrange bem mais coisas. O atributo Força Mágica poderá influenciar diretamente neste atributo podendo fornecer um bônus de +5% de SP por ponto no atributo.

NOTA: Ainda estou tentando pensar em um nome que substitua o atributo Força Mágica mas que mantenha as funções.

Os novos atributos reduzirão o número de 6 atributos para 5 tornando o sistema mais simples do que ja é. Além disso os atributos estarão muito mais dinâmicos podendo serem usados em muitas outras situações. Lodos apesar de ser um fórum que valoriza muito makis a interpretação que a matemática, tem irônicamente atributos focados muito mais nos combates que na interpretação de fato, afinal, onde é que eu vou usar o atributo Velocidade de Ataque fora de um combate?
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Qua 06 Jun 2012, 9:16 pm

Raças Versão Gold 1.0

Nota do autor: estarei colocando aqui apenas as vantagens, desvantagens e atributos de cada raça, as explicações sobre o que são, como vivem e etc eu farei depois. Eu também estarei usando o modelo de atributos que apresentei neste tópico.

Humanos
Atributos: Ganham 3 pontos de atributos que podem distribuir como quiserem sem ultrapassar o límite de +2.
Vantagens: começam com uma habilidade adicional que pode ser inventada pelo jogador.
Desvantagem: nenhuma.

Elfos
Atributos: Força Mágica +1, Agilidade +1, Habilidade +1.
Vantagens: elfos vivem até os 500 anos de idade, possuem todos os seus sentidos mais aguçados, são capazes de enchergar no escuro como se fosse dia mas não na escuridão total. Eles ganham um bônus de +1 em Vigor para resistir a magias e encantamentos lançados contra eles.
Desvantagens: nenhuma. Mas o jogador se quiser pode interpretar seu elfo como tendo racismo contra os anões ou arrogância com as demais raças por achá-las inferiores.

Anões
Atributos: Força Física +1, Vigor +2.
Vantagens: anões possuem infravisão o que permite que encherguem na escuridão total, vivem até os 500 anos de idade, eles também recebem um bônus racial de +1 quando lutam usando machados ou martelos que são as armas tradicionais da raça. Todos os anões possuem conhecimentos de geologia, eles sabem como se localizar em montanhas e cavernas, eles também são ótimos artesãos e ferreiros.
Desvantagens: nenhuma, Mas o jogador se quiser pode interpretar seu anão como tendo racismo com os elfos. Anões também costumam serem ranzinzas e rabugentos.


Depois continuo com as outras raças.
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Zatoichi Qui 07 Jun 2012, 6:10 am

É, cheguei tarde em casa e não sei por que mas resolvi abrir Lodoss e vi esse post. Postar as 5:45 da manhã é dose, mas quis mesmo responder. xD

Assim como tudo que foi escrito pelo Gold essas são minhas opiniões. Não são protestos apenas observações sobre o que ele escreveu, quis expressar meu ponto de vista.


Gostei de algumas coisas, há outras que não concordo, pra ser sincero tudo ficou bom, porém tenho outras preferências. "Vantagens Raciais" e "Adquirindo Exp" Ok, concordo plenamente com isso, acho muito bom mesmo e nada a acrescentar nesse sistema, quando me refiro a "sistema" não quero dizer necessariamente do modo como você fez, mas a ideia.

Quanto ao sistema de atributos acho interessante porém prefiro do modo que está atualmente. Gosto do modo como são, no máximo eu trocaria o nome de força magica para força espiritual, como você mesmo disse abrange muito mais, porém ainda acho força magica melhor, talvez até pelo costume então prefiro não me intrometer nesse atributo.

Não acho que uma agilidade seja suficiente no lugar de duas velocidades, vejo uma grande diferença entre elas. A sua capacidade de correr não esta ligada à, por exemplo, a velocidade que você tem para sacar uma arma. Sei que o atributo sugerido Habilidade poderia implicar nisso, mas também a velocidade com que você golpeia não tem relação com a precisão de seus golpes, O ataque pode ser fraco e lento, mas se bem aplicado pode causar um dano ainda maior.

Vigor pra mim não é vitalidade, sei que hora nenhuma foi dito isso mas não acho que seja simples substituir. A vitalidade engloba tanto a defesa quanto a quantidade de vida já o vigor pode sim representar a vida, mas no meu ponto de vista tem bem mais ligado à sua perseverança e capacidade de ignorar a dor o que é bem diferente de defesa ou resistencia. Ignorar a dor é ser ferido do mesmo modo e conseguir continuar, defesa é a sua tolerância ao levar golpes, o golpe será menos efetivo! Mas mesmo assim pode te impedir de fazer certos movimentos. A resistência é outro caso, leva em conta tanto a tolerância a golpes quanto a capacidade de ignorar a dor, porém não leva em conta a vida. Ai sim, vejo a necessidade de aplicar dois desses três atributos, porém isso complica o sistema, o objetivo é deixar apenas 1. Não vou dizer que fico imparcial, prefiro vitalidade, mas não sou contra o vigor.

O HP e o MP ao meu ver já são baseados nos atributos e não precisam de uma porcentagem a mais ou a menos, do contrario não é necessário nem o uso de porcentagem, tomemos uma unidade que acho que caberia melhor. Alguém não pode ter 150% porcento de seu HP em seu estado normal, talvez pelo uso de sua magia, mas em estado normal não vejo como. Os GMs, até onde eu sei, se baseiam na vitalidade das pessoas já para pensar na quantidade de HP numérica delas. Acho que a palavra não se cai bem, mas tomemos a palavra "real" ou "numérico" como o HP que não é apresentado como porcentagem.

HP real-> Um numero certo, desconhecido por nós mas do qual os GMs tem uma noção de quando seja, não é apresentado mas ele existe.

HP%-> Uma fração do HP do jogador, simplifica o sistema, torna mais fácil o calculo do dano, principalmente em Lodoss cujo estilo é pura narração.

Atualmente usamos HP%, por quê? Não sei, não sou eu quem decide isso vem da cabeça do Hayate acho que para narração é melhor, acho que fica mais fácil de se pensar. Os 100% de alguém que tem 1 de vitalidade com certeza terão um valor real menor do que o de alguém que tem 5

Imagine uma luta entre dois jogadores:
Jogador 1: 5 de VItalidade com 80% de HP
Jogador 2: 1 de vitalidade com 100% de HP
O jogador 2 tem mais HP%, mas não necessariamente mais HP real/numérico.

Resumindo:
Prefiro o sistema atual, acho que poderia mudar sim, mas creio que no seu sistema seria necessária a criação de mais um atributo para defesa, resistência, que tal?
Aglidade é até conveniente como um atributo só. Melhor não é, mas é mais simples, então se torna uma opção perfeitamente aceitável.
Sobre a habilidade: junto com a velocidade pode sim dar certo. De novo: mais simples, mas não sei se mais eficiente para interpretação.
HP/MP: De 100% acho que não passa, criar outra unidade, ok, mas pode dar uma complicada, essa prefiro do jeito que tá.
Quanto a força física e força magica fico passivo, apenas gostaria de colocar que a força magica está, atualmente, trabalhando como definidor da MP numérica/real(do mesmo modo que existe um HP real, também existe uma MP real) e assim definindo a porcentagem dos gastos então caso aumente de nível e se invista pontos aqui pode mandar para reavaliação ao invés de adicionar mais 5%(ou sei la) ao MP.

Mudando de assunto para as raças...
Legal as raças terem vantagens e desvantagens, isso é essencial! Infelizmente tem aquele velho porém, uma das raças mais questionadas em qualquer RPG, o humano. As ideias inicias para as raças já postadas estão boas mas tenho que discordar do humano.
Vantagens são boas, mas em poucos casos vão se comparar com a possibilidade de criar uma outra habilidade. O próprio ADM sempre falou que nível não importa muito pelos atributos, isso se define na narração, mas Skill conta muito. Ganhando um ponto de habilidade é como se ganhar dois níveis extras. Não sei se apoio então ter uma habilidade extra, nem se apoio 3 pontos em atributo à escolha. Eu não sei o que faria nesse caso, realmente não devo estar ajudando muito aqui mas acho que essa não é a melhor solução.

No geral, boas sugestões, gostei mesmo, não acho que eu tenha moral para falar isso mas vai mesmo assim: Está de parabéns xD
Zatoichi
Zatoichi
Narrador em Teste
Narrador em Teste

Número de Mensagens : 656
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro-RJ
Reputação : +10 Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 21/01/2009

Ficha do personagem
Exp: 180/1000
Lvl: 6
HP: 37%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Sérpico Sex 08 Jun 2012, 6:54 pm

Aldarion, sei lá pq, mas achei super estranha essa sua sugestão a cerca do ganho de XP por tempo fora de jogo, e não dentro.

Como vc disse, seu personagem esta em ação por apenas duas semanas dentro do jogo. Pra mim não faz sentido ele ganhar XP por um tempo em que não viveu dentro do jogo.

Por exemplo, eu tenho uma média de 3 posts por mês. E 3 posts, na situação em que me encontro, significa uns 5 minutos no tempo de jogo. Então, com essa sua sugestão, eu ganharia XP por meros 5 minutos dentro do jogo.

Ou, ainda, aquele jogador que só aparece uma vez por mês, com posts simples em uma aventura ainda inicial. Poxa, e ainda assim ele ganharia XP? Muito, muito estranho. Ao meu ver, é claro.

Sei lá, mas me parece uma sugestão desesperada de quem quer evoluir depressa. Acho que tem outros meios de ganhar XP, sem precisar inventar benefícios que envolvam a atividade do jogador, (quando na verdade o foco deve ser a atividade do personagem.)

No mais, sobre XP, por onde olho sempre vejo ganho de XP por outras atividades. Principalmente o Gin, que esta narrando nossa campanha. Acho que essa sugestão já esta funcionando.
Sérpico
Sérpico
Andarilho
Andarilho

Número de Mensagens : 251
Reputação : +30 Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 09/10/2008

Ficha do personagem
Exp: 625/1000
Lvl: 4
HP: 100%

http://sonatadotorinks.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Rotciv Sáb 09 Jun 2012, 7:31 pm

Atenção! Esta frase está em vermelho, então já sabe... (Legal né?)


Estava passando discretamente quando comecei a ler esse tópico, e, através das opiniões em especial expostas por Goldsilver comecei a ficar instigado. Porém, meu caro, não pude deixar de notar algo que é quase insignificante: "Quanto mais se incrementa algo, mais complexo fica.", e ao pé da letra sistema, isso quer dizer que fica mais sistematizado, o que já foi discutido em outro tópico antigo que não é o que queremos.

Em minha concepção, quanto mais simples melhor. Os pontos de atributos são meros índices, ter um tal número não indica um tal nível universal no jogo.
Exemplo: tenho 8FF e só poderei quebrar uma barra de aço quando tiver 9.

Mas sim, em relação a outros jogadores.
Exemplo: Player A tem 2VA e Player B tem 3VA + 1(Bônus), os dois atacaram diretamente um ao outro no mesmo turno. Obviamente o Player B aplicará o dano primeiro.

Já aproveitando o post e falando em simplicidade do sistema RPG, creio que o meio de simplificar muito um sistema é diminuir os pontos de atributos, quanto mais baixos forem mais simples ficará. Eu mesmo que todo dia faço vários cálculos grandes, não percebia a diferença, mas, isso simplifica muito mesmo pra chuchu. Não tem cálculos por qualquer coisa como efeitos do ambiente que não são tão relevantes ou do meio de luta básica que varia, nem cálculos adjacentes e desnecessários.

Já joguei um rpg que não apresentava muitas falhas por parte de reclamação dos players que, na média quem tinha 3 pontos em algo já era bom, e dai pra cima só os muito bons mesmo. É a velha lei da natureza, quem tem muito, não se preocupa com tudo que tem, mas, quem tem pouco, admite um grande valor pelo que tem e revela um intenso amor por aquilo.

Da mesma forma acho que isso pode se aplicar nos bônus de raça. Em primeiro lugar, é preciso ver um ponto em que uma raça se ressalta das demais, e é ai que está o X da questão, a necessidade de comparar as aptidões das raças e então distribuir os bônus. O problema desse X é que na nossa "linha de comparação" o ser humano é neutro, não ressalta nada (embora tenha algumas aptidões mais elevadas que determinadas raças) então um lobisomem ressalta vitalidade, força e velocidade enquanto o pobre humano fica no prejuízo.

Na minha opinião tá certo o humano ser assim, pois se você escolhe um como personagem já deveria levar em conta as imensas limitações. Nesse mesmo conceito de pontos baixos uma excelente solução é somente haver 1 ponto bônus com distribuição a escolha do jogador, com exceção de alguns atributos que a raça não mostra relevância, estes podem ser incondicionalmente vetados para bônus de raça dessa mesma raça.

Quanto a essa coisa de level é uma piada, level não quer dizer nada além de que você joga pra caramba, mas, jogar pra caramba não é indicador de ser poderoso ou não. Para mim isso tem importância mínima.
Rotciv
Rotciv
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 93
Localização : A procura do pote de mel.
Reputação : Neutro Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 13/10/2011

Ficha do personagem
Exp: 200/1000
Lvl: 1
HP: 68%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Kaien Saller Sáb 21 Jul 2012, 2:28 am

eu so sei que quero meus globins ._.
Kaien Saller
Kaien Saller
Andarilho
Andarilho

Número de Mensagens : 200
Reputação : Neutro Wanted :
Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Right_bar_bleue

Data de inscrição : 10/01/2011

Ficha do personagem
Exp: 150/1000
Lvl: 1
HP: 91%

Ir para o topo Ir para baixo

Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel Empty Re: Raças e EXP - Sugestões por Goldsilver Ironsteel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos