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Mensagem por Lichtÿn Qui 29 Jan 2009, 2:02 pm

Yuki escreveu:Força mágica: Esse atributo dita o quanto tens de poder mágico, e quanto de estrago poderá causar com magias. Aumentar níveis nesse atributo lhe permite usar mais magias num combate, dependendo do nível delas. A tabela a seguir mostra quantas magias podem ser lançadas:

FM 1 á 4: três de nível 0;
FM 5 á 8: Quatro de nível 0 e uma de nível 1;
FM 9 á 12: Cinco de nível 0 e duas de nível 1;
FM 13 á 16: Seis de nível 0, três de nível 1 e uma de nível 2...


Do que já li aqui no fórum, vejo muitos jogadores queimarem toda a sua mano com usos extremos de habilidade, porem nada vi do mago utilizar seus feitiço, que guarda em seu livros, ou um clérigo pedindo a ajuda divina.

Por isso, e também por ser muito divertido, resolvi criar este guia de orientação, que fique aqui bem claro ele serve como orientação as magias e feitiço. Jamais deve ser utilizado com uma regra. E muito menos é oficial, pois é de autoria minha e não de um moderador.

Bem agora chega de papo né ^^ e vamos ao que interessa.

- O que é uma magia:

Para muitos poder ser complicado diferenciar uma magia de uma habilidade aqui, até porque estão bem próximas.

Ao meu ver Habilidade, são exclusivas de cada um, de sua raça, de seu histórico, algo por exemplo:
Jeffrey é filho de camponeses fanáticos pelo Senhor das Trevas Huuhukl, e como recompensa o Deus pagão concedeu a seu filho, olhos negros como a noite capazes de enxergar no escuro.
Habilidade: Visão Noturna, Olhos Negros

Já uma Magia: Depois de árduo trenamento com Menis, o jovem aprendiz começava a compreender, seus poderes, já era capaz de invocar pequenas criaturas de pedra, mesmo que por pouco tempo.
Magia: Invocação de Elemental – Terra

- Dos tipos de magias

Aqui alguns iram discordar, mas espero deixar bem claro meu ponto de vista

Magias pode ser divididas em Arcanas e Divinas. A principal diferença entre elas é a que magias arcanas derivam de livros e conjurações magicas, já as divinas só lançadas pelas próprias Divindades. E o que muda então? Simples, magias arcanas, podem ser canceladas, por falta de concentração, ou caso o mago esteja desprovido de ingredientes, amarrado ou etc. Porem as magicas divinas, são invocadas apenas com um pedido ao Deus, e não possuem custos, nem pode ser canceladas, porem nem sempre um Deus é obrigado a atender aos seus pedidos.

- Como Conjurar uma magias

Bem aqui podemos diferenciar mais uma vez alguns tipos de magias como de: Encantamento, Invocação e Direta

Magias de Encantamento: São aquelas são usadas contra um alvo porem todo seu efeito não é imediato:
Ixolox, O encantador, prepara um mistura, de ervas, quando pronta era uma pasta verde e gosmenta, ele segurou firme o jovem guerreiro e pintou sua testa como antigos símbolos aborigíneas, agora estava pronto, o jovem rapaz sentia o grande espirito envolver seu corpo, podia sentir que estava mais forte e mais ágil. - Ixolox: Vá meu jovem, rápido, não sei ao certo quanto tempo, o encanto ira durar.

Magias de Invocação: São magias que chamam algo, dês de um casebre onde os aventureiros dormirão, até aquele estranho elemental de fogo.
Lailiana, defendia a torre dos 7º Anjo, seus guardas já fracassavam diante da quela increível criatura, não vendo outra saída, ajoelhou-se e clamou a seu deus pedido por ajuda, ao via-se no céu uma frota de asas brancas e brilhantes, eram seres divinos enviados para ajuda-la.

Magias de Diretas: São magias como raios disparados das mãos, labaredas de fogo conjuradas, que possuem seu efeito imediato.
Torock, o feiticeiro, invocado com os bêbados na caverna que zoavam de sua cauda verde e escamada, assim como toda sua pele, subiu sobre o balcão e gritou: _Calem-se todos, ou verão a minha fúria _ . Sem sucesso, apenas fazendo o taverneiro o ouvia. Não pensou duas vezes pôs sua mão frente a sua boca, como quem segurava um cigarro. e com todo ar em seus pulmões soprou, uma labareda enorme cobriam os bêbados e toda a taberna, quando acabou restavam apenas cinzas.

- Concentração:

Qual quer um é capaz de falhar um suas magias, ainda mais estando sobre ataque, nervoso, distraído nem se fala né... pois aqui vão algumas dicas:

Qualquer tipo de ferimento, durante uma magia é capaz de atrapalhar o mago, até mesmo cancelar a magia, ser afetado por outra magica também durante a invocação de outra, isso atrapalha a aura magica que envolve o conjurador, caso o personagem esteja marrado agarrado ele só sera capaz de conjurar magias que não pesão atos gestuais, o mesmo vale sobre montarias ou correndo, magias sobre essas circunstancias podem ser difíceis para aqueles sem treinamento adequado.



Bom acho que já escrevi bastante, não acredito que esteja terminado, porem já da uma boa ajuda, pra que tiver paciência de ler tudo né.

Gostaria de pedir a vocês criticas etc, pois é a primeira vez que faço um Guia

E se for interessante estou pensando em fazer um banco de dados com Magias, tipo o das fichas, que fica só em um tópico separado para elas. Bem o que acham
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Mensagem por Krlos Edward Qui 29 Jan 2009, 11:36 pm

Lichtÿn escreveu:
Yuki escreveu:Força mágica: Esse atributo dita o quanto tens de poder mágico, e quanto de estrago poderá causar com magias. Aumentar níveis nesse atributo lhe permite usar mais magias num combate, dependendo do nível delas. A tabela a seguir mostra quantas magias podem ser lançadas:

FM 1 á 4: três de nível 0;
FM 5 á 8: Quatro de nível 0 e uma de nível 1;
FM 9 á 12: Cinco de nível 0 e duas de nível 1;
FM 13 á 16: Seis de nível 0, três de nível 1 e uma de nível 2...


- O que é uma magia:

No meu conceito, basicamente, Magia é o poder de controle da realidade, pelo conjurador, seja por sua poderosa vontade e conhecimentos de como fazer os efeitos acontecerem, ou por sua inabalável fé, e conhecimento de como o mundo é.


Lichtÿn escreveu:- Dos tipos de magias

Aqui alguns iram discordar, mas espero deixar bem claro meu ponto de vista

Magias pode ser divididas em Arcanas e Divinas. A principal diferença entre elas é a que magias arcanas derivam de livros e conjurações magicas, já as divinas só lançadas pelas próprias Divindades. E o que muda então? Simples, magias arcanas, podem ser canceladas, por falta de concentração, ou caso o mago esteja desprovido de ingredientes, amarrado ou etc. Porem as magicas divinas, são invocadas apenas com um pedido ao Deus, e não possuem custos, nem pode ser canceladas, porem nem sempre um Deus é obrigado a atender aos seus pedidos.

Não concordo no ponto das magias divinas:
1º: A magia vem da divindade, mas não é lançada pela mesma, a divindade fornece a magia pro conjurador, porém, ela é lançada por ele.

2º A divindade não é obrigada a conceder a magia, se o conjurador tiver numa área onde a divindade não tem influencia nenhuma, ou se simplesmente o conjurador não estiver de acordo com a vontade do Deus ( por exemplo, o sacerdote do Deus da Matança, está fazendo uma boa ação, salvando uma vida, com certeza, nesse momento, ele não poderia usar suas magias, ou até mesmo, precisar fazer uma missão de penitência pelo seu pecado.

3º Como a magia divina, como expliquei, vem do próprio conjurador, ela pode ser cancelada também, devido a dificuldade de manter o foco na concentração de sua fé, numa situação de risco, que exige uma atitude, e vc está orando pra receber a magia!


Lichtÿn escreveu: - Como Conjurar uma magias

Bem aqui podemos diferenciar mais uma vez alguns tipos de magias como de: Encantamento, Invocação e Direta

Magias de Encantamento: São aquelas são usadas contra um alvo porem todo seu efeito não é imediato:

Certo, lembrando que encantamentos podem ser benéficos, ou maléficos, causando status negativos no alvo, como cegueira, cansaço, paralisia, perda de atributos e etc, ou até mesmo o contrário, acho que curas se encaixam nesse padrão tbm!

Lichtÿn escreveu:Magias de Invocação: São magias que chamam algo, dês de um casebre onde os aventureiros dormirão, até aquele estranho elemental de fogo.

Magias Diretas:São magias como raios disparados das mãos, labaredas de fogo conjuradas, que possuem seu efeito imediato.
Não tem muito o que dizer, tá certo!

Lichtÿn escreveu:- Concentração:

Qualquer um é capaz de falhar um suas magias, ainda mais estando sobre ataque, nervoso, distraído nem se fala né... pois aqui vão algumas dicas:

Qualquer tipo de ferimento, durante uma magia é capaz de atrapalhar o mago, até mesmo cancelar a magia, ser afetado por outra magica também durante a invocação de outra, isso atrapalha a aura magica que envolve o conjurador, caso o personagem esteja amarrado, agarrado, ele só sera capaz de conjurar magias que não peçam atos gestuais, o mesmo vale sobre montarias ou correndo, magias sobre essas circunstancias podem ser difíceis para aqueles sem treinamento adequado.

Bem, mas como saber quando ele manteve, e quando ele perdeu a concentração, fica a encargo do GM, cria um atributo pra isso, varia de acordo com a FM, como fica?
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Mensagem por Menis Lordon Seg 13 Abr 2009, 1:37 pm

*névoa pairando por ai*

OOOOi !! Olha eu aqui =D !


*A névoa se concentra em um ponto e se solidifica até materializar Menis*

Tudo bem gente? Pois é, como Hayate curte cair no tapa, geralmente os papos mágicos são comigo Dx (Malz ai hatata pela demora xD...É que eu esqueci)

cof-cof

Pois então, qual o assunto de hoje?... Magia, né?

Ta... Titio Mê vai dar a visão de magia dele, se concordarem ou não, estou de mente aberta para críticas construtivas e sugestões! =D/

se eu ficar mal humorado sumono um dragão que nem eu fiz com o Kat



Hummm... O que é Magia? Complicado dizer, não é? Porque Magia implica uma gama tão diversificada de variáveis, que nem o David Copperfield ou o Mestre Talude conseguiriam montar uma tese que não pudesse ser derrubada. Fato

Magia não é apenas controle, é a sua interação com o ambiente, é a compreensão mutua entre você e alguma fonte de energia. Seja ela Gaia, Elemental, atomica, gravitacional, arcana, artificial, espiritual, fisica... Enfim, Magia não é simples.


Vamos separar magias de habilidades.

Habilidades são manifestações mágicas ou não que cada um tem. Essa que é a grande sacada da habilidade. CADA UM TEM A SUA. Mesmo que a habilidade tenha o MESMO nome, MESMO efeito, MESMO custo e mesmo sei-lá-mais-o-que, cada um tem a SUA habilidade e podem até copiar, mas nunca será a sua, é que nem digital. No máximo, conseguem uma parecida.

Ah, Titio Mê, quer dizer que as habilidades podem ser mágicas?

-Sim, podem. Mas ela conta como uma técnica única e especial, somente sua. Mesmo que você ensine para alguém, essa pessoa só vai aprender o conceito, a essência da sua habilidade nunca poderá ser copiada perfeitamente.


Aliás, nem se ensina habilidade. Pelo menos não a meu ver.


Agora que você sabe que habilidade é isso, já deu pra sacar que magias podem ser copiadas... E são

Magia é algo que você aprende com um livro, com alguém, com pré-disposição genética. Mas DIFICILMENTE você vai aprender sozinho. Magia exige conhecimento, não é pra qualquer um.


Ta, agora eu vou resumir pra vocês

1) Então Magia é a interação, dominação, manipulação, compreensão(qualquer uma das alternativas ou todas juntas) de alguma fonte de poder, nem que seja o seu próprio espírito.Afinal, todos nós temos a nossa própria força interna e ela é tão vasta como qualquer uma. Se tiver duvidas sobre isso, vai conversar com meu amigo, Sr.Goku.

Sr. Goku
Ph. D em manipulação de Ki em Harvard.
Doutorado em explodir as coisas em Oxford.

2) Magia não é habilidade

3) Magia só se aprende sozinho se você for muito cagão ou ter muita bala na agulha. Ou seja, um em um milhão. Lembre-se que eu digo sozinho no sentido de nenhuma pesquisa ou conhecimento.

É totalmente plausível aprender magia sem um mestre, apenas lendo pergaminhos. Fato.


Tipos de magias


Uhhhh ta ficando interessante ein? Alguém conseguiu me acompanhar ate aqui? Pois é, vamos sua galerinha, todo mundo malhando os neurônios e os nervos ópticos de tanto ler

Vamos lá para os tipos de magias

Aleatória, mundana, divina, demoniaca, angelical, molecular, Gaia, Elemental, atomica, gravitacional, arcana, artificial, espiritual, física, elétrica, invocação, evocação, pressurizador, manipuladora... Entendeu? Tem tantos tipos de magias quanto você pode pensar.

Têm magia pra transformar os outros em pudim de ameixa! Da pra você ter noção de quantos tipos de magia existem no mundo? Dx Multiplica isso por um milhão que você chega perto.

Mas tem que dar uma organizada né? Se não vai ficar que nem a minha cabeça: Confusa, caótica, escura e pedindo uma faxina.

Pois é, Lichtyn e Edward deram uns bons exemplos e eu vou começar falando sobre eles.

Arcanas e divinas:

PROTESTO!

O conceito de magia divina até que ta certa, mas uma magia divina custa sim, e com certeza você vai ter que rezar muito pro cara lá de cima te atender com urgência. E SIM! Pode ser cancelado, qualquer descuido seu durante o feitiço pode ser anulado por falta de fé, por outro feitiço que bloqueia ou a divindade pode muito bem mudar de idéia, quem vai se ferrar é você, não ele.


Mas ao contrário do que muita gente pensa, existe sim magias que AS DIVINDADES lançam ao seu favor. Você pode pedir para que Thor lance uma tempestade de raios, por exemplo. Clérigos usam isso o tempo todo, na verdade, as magias mais poderosas geralmente são das próprias divindades que socorrem os devotos na hora do aperto.


Ou você acha que aquela cura em área super bombástica foi o clérigo que fez? Que nada, ele só pediu ajuda. Rolling Eyes
(Mesmo assim, você gasta MP. Por quê? Oras, acha que divindade trabalha de graça? E você? Acha que pode manter uma comunicação espiritual com a divindade sem usar sua energia?)

Então resuminho again:

Magias arcanas e divinas

Magias divinas os deuses lançam ou ajudam o conjurador a usar, mas a mecânica do feitiço é quase a mesma.


Ok, então temos as divinas, que já foram explicadas... E as arcanas?
As arcanas são as feitas pelo próprio conjurador a partir daquela história da sua interação com o ambiente. Pois é, mas elas são divididas em subgrupos (isso também conta para as divinas.)

-Encantamentos
-Diretas
-Invocação


Os encantamentos são feitiços que não atacam diretamente o alvo, na verdade, ele da apenas um status ao alvo que pode ser negativo ou não.Falando de uma maneira idiota, os encantamentos encantam o alvo (*pega um sorvete e enfia na testa*)

Ta, vou explicar melhor, os encantamentos modificam o estado normal de um alvo em questão, beneficiando ou não a criatura. Um encantamento pode deixar o alvo com sono, com raiva, triste, doente, congelado, apavorado... Ou pode deixar ele corajoso, esperto, ágil, forte, resistente... Enfim, o feitiço não vai atacar diretamente a pessoa, só vai modificar o estado dela, o status do alvo, expliquei direitinho?

As magias diretas... Ahh... É o que todo mundo adora... xD...Nada melhor que lançar uma bola de fogo no traseiro daquele sacaninha que falou que você não é de nada,né? xD Ou então ver sua vizinha de blusinha branca e a primeira coisa que você faz é lançar uma bolha de água...Uhh...Quem não gosta? xD

Magias diretas são aquelas que você usa pra acertar um azarado qualquer. São completamente ofensivas e objetivas, nada de muita estratégia, o bom mesmo é acertar em cheio (Foi brincadeira ta? Pode usar estratégia sim, quem vai usar é você, de nada eu sei: X) É exemplos de magias diretas qualquer coisa que pode ser lançado no inimigo: Pedras, lava, bolas de fogo, bolas de água, flechas mágicas, explosões de energia, etc.

Invocações são simples: Não existe o NOSSO plano, existem centenas, talvez centenas de milhares de outras dimensões por ai e elas co-existem com o nosso plano conhecido. Quando você conjura uma invocação, você na verdade está chamando uma criatura de outro plano que pode ou não ajudar, vai depender da criatura, de sua índole e do bom humor dela.

Mas não somente isso, você pode também dar vida a algum ser, um monte de pedras pode se transformar em um golem ou um defunto pode virar um zumbi fiel, quando você invoca, você chama alguém. Conceito simples, fácil e rápido.

(talvez alguns discordem sobre o zumbi, mas você pode chamar um zumbi pra te ajudar, logo é chamado de invocação. Porém se você usar um morto para criar um zumbi, isso pode ser considerado um encantamento no morto para que se torne morto-vivo... Não avisei que magia é um assunto complicado?)

Agora tem a concentração... Interessante, esse tema não é muito abordado, mas em Lodoss ele foi citado logo no primeiro post. Pois bem,quando você conjura uma magia,às vezes você precisa fazer gestos ou falar alguma coisa (tipo Naruto Dx). Se você não conseguir gesticular/ e/ou falar apropriadamente você corre o risco de não lançar a magia, gastar MP, mas não conseguir concluir ou lançar ela errada, podendo até mesmo se machucar!

Além disso, existe o seu foco no que está fazendo. Se você não consegue nem fazer seu dever de casa se não se focar, imagine você manipular a realidade? Complicado né? Exatamente, se você não conseguir se focar no seu feitiço porque está nervoso, ferido, doente, cavalgando desengonçadamente ou apertado pra ir ao banheiro. Dificilmente a magia vai sair com 100% de sua capacidade, isso SE você conseguir executar o feitiço, quanto mais poderoso, mais complicado.


Nexus

Isso é um conceito não implementado, mas o Kat me falou sobre e eu achei muito interessante para quem chegou até aqui. Agradeçam ao Kat.

Você sabe que tudo no mundo segue um fluxo, certa ordem, uma harmonia. Contraposto a isso você sabe que se um mago tiver poder o suficiente, ele pode fazer qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. Por isso existe o Nexus, porque você pode fazer tudo, mas tem que pagar pelas suas conseqüências.

Imagine somente que se a magia segue um fluxo harmonioso, um mago também deve segui-lo correndo o risco de não seguir as regras das física mais básicas

Você não pode lançar bolas de fogo em baixo d'água
Você não pode fazer a terra girar pro lado contrário
Você não pode explodir o sol (mesmo porque as coisas não explodem no espaço, elas implodem)
Você não pode fazer nada que saia do contexto, resumidamente falando

Quer dizer, até pode até tentar, mas o fluxo natural da magia vai te suprimir antes que você jogue merda no ventilador cometa algum incoveniente.

E o que acontece se você tentar? Bom, o Kat me disse que uma mão escura iria te puxar pro vazio, mas já eu prefiro que você perca todo seu MP restante e que simplesmente você não consiga fazer a sua besteira matinal xD Como essa regra não é aplicada no Lodoss, apenas imagine o melhor jeito de ser punido xD...


E com isso eu concluo meu discurso sobre magia.
Duvidas, sugestões, dinheiro ou se você for uma menina bonita se sentindo solitária,mandem PM Dx

Fui /o/ !
*vira névoa e some*
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