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Mensagem por Victor Renesans Qua 06 Abr 2011, 2:22 pm

As famosas classes presentes na maioria dos RPGs e bem conhecidas por quase todos os jogadores de Lodoss são vantajosas ou não? Bom, vim aqui sugerir algumas classes, minha opinião sobre o assunto e pedir a opinião de todos também.
Notei nas primeiras semanas que estive jogando que não é necessário classes ou vocações em lodoss, os playes podem se especializar no decorrer da história sem problemas e bem mais simples. Por outro lado a alguns que procuram em seu objetivo especializar suas técnicas de luta, uso de armas, habilidades, mágicas, obter mais poder, etc...
O sistema de classe que sugiro é que não seja obrigatória na ficha, seja como uma promoção opcional do personagem, é claro que esse meio de promover o personagem o torne mais vantajoso na especialização da classe(aumente a capacidade do personagem) pelo menos o mínimo possível.

OBS: Caso alguém tenha idéias sobre classes pode pegar carona no meu post e colocar as suas também, será melhor para ter mais facilidade de comentar sobre o assunto, assim as pessoas que queiram debater sobre o assunto não vão ter que ficar procurando os tópicos como fragmentos. Obrigado por manter a ordem.




Warrior
[Sugestão] Classes  Warrior
Warriors atacam com machados, tem um alto dano bruto e bastante HP. Ideais para combate melee.

Swordsman
[Sugestão] Classes  Swordie
Swordsmans são os espadachins. Possuem várias skills, boa velocidade e dano mediano.

Thief
[Sugestão] Classes  Thief
Podem roubar basicamente todos os inimigos e até mesmo cavar o mapa, procurando tesouros. No combate, são muito rapidos, normalmente não dando chances para o inimigo respirar.

Mage
[Sugestão] Classes  Mage
Mages são os magos, bons com magia ofensiva e na maioria das vezes, auxiliam Melees, já que eles mesmos, não podem combater oponentes no corpo a corpo, por terem pouca defesa e HP.

Fighter
[Sugestão] Classes  Fighter
Lutadores, usam luvas para atacar seus inimigos. Pode lançar os adversarios, e são rapidos, ótimos para combate corpo a corpo.

Hunter
[Sugestão] Classes  Hunter
Os Hunters, caçadores, possuem arcos, que os permitem atacar a longa distância. Ótimos para quem gosta de correr e atacar.

Priests
[Sugestão] Classes  Priest
Curandeiros, possuem várias técnicas de cura, auxiliando assim a equipe.

Pirate
[Sugestão] Classes  Pirate
Piratas, atacam como Thiefs, porém, com uma adaga e armas de fogo! Também podem soltar bombas.

Twinsword
[Sugestão] Classes  Dual
Guerreiros que usam duas espadas. Dano expetacular, velocidade altíssima e Artes fortes.

Monk
[Sugestão] Classes  Monk
Fighters Elitizados, ótimos para combos e para combos, pois suas skills podem se interligar facilmente.

Broadswordsman
[Sugestão] Classes  BSM
Usam espadas gigantescas. Possuem um dos maiores poderes de ataque do jogo, se não o maior, porém, sua falta de velocidade pode se tornar um problema para jogadores mais exigentes.

Ninja
[Sugestão] Classes  Ninja
Ninjas são os assassinos. Confundem o inimigo com sua velocidade incrivel, podendo assim atacar, com suas Artes.

Magic Knight
[Sugestão] Classes  Whoo
Espadachins que dominaram feitiços. Classe de poder altíssimo, porém, pode confundir novos jogadores.

Bishop
[Sugestão] Classes  Bishop
Bishops são os bispos, magos com um arsenal de feitiços ainda maior, podendo alternar entre magia branca e negra.

Paladin
[Sugestão] Classes  Paladin
Usam montantes, como os Boardswordman, porém, podem usar feitiços ofensivos e curativos.




Atenção: Só para avisar eu não criei essas classes apenas encontrei em um site em que as pessoas não usavam em forma de rpg de fórum, quanto a definição fiz alterações, posso não ter feito as classes ao todo, mas, elas se encaixaram como uma luva na minha sugestão.

Dúvidas, comentários, criticas, gritos de horror... todos são bem aceitos, espero que essa idéia seja mais enriquecida.

Obrigado pela atenção.
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Mensagem por Zatoichi Qua 06 Abr 2011, 3:36 pm

Achei legal, mas o fato é que sempre considerei a ausência de classes em Lodoss algo bom. Claro que tem suas vantagens, mas como aqui no RPG os players que criam suas habilidades não vejo muito uso para classe, de qualquer modo achei elas interessantes. Eu tenho uma opinião praticamente já formada sobre o assunto apesar de que não quero expor a mesma aqui antes de ouvir argumentos e ideias dos demais.
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Mensagem por GM Akira Qua 06 Abr 2011, 5:36 pm

Ao contrário do Zato, eu acho que Lodoss poderia considerar ter algumas raças a mais. Não deixaria o forum muito sitematizado, mantendo a mesma liberdade de customizar o seu personagem. E como você mesmo disse Victor, o personagem do Player pode se tornar um Swordsman por exemplo, através do jogo.

Concordo com o Zato no quesito que Classes são um pouco desncessárias uma vez que você pode "obte-las" no decorrer do jogo. Apenas discordo, sobre as raças, cujas quais, creio que poderiamos acrescentar mais duas ou três.
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Mensagem por Carllos Qui 07 Abr 2011, 8:23 pm

Eu acho legais ter classes ainda mais se tiverem classes hibridas como o Magic Knight
ou blue mage a ideia é legal
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Mensagem por GM Akira Qui 07 Abr 2011, 8:52 pm

Back! Bem, rápido comentário.

Creio que isso nem sejam classes propriamente ditas, mas sim Especilizações de Classes. Afinal, Um Elfo e um meio Dragão, podem perfeitamente ser um Swordsman ou um Monk, a única coisa que ele deve fazer, é procurar se especializar nisso em Lodoss.
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Mensagem por Larg Qui 07 Abr 2011, 8:58 pm

concordo com o Akira... só faltou ele dizer uma coisa....
falta odio
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Mensagem por Titania Seg 11 Abr 2011, 11:23 am

Achei as classes boas, eu por exemplo seria uma Boardswordgirl ^^

Acho que que a ideia não é totalmente desnecessária pois ela aumentaria os níveis de luta em Lodoss, as lutas ficariam mais potentes e tensas. E também é legal ter um certificado de que você realmente é da classe, além de tudo assim como as raças as classes poderiam ser treinadas a ponto de evoluir e facilitar uma luta desvantajosa de um player iniciante.
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Mensagem por Selenna Walker Seg 11 Abr 2011, 11:58 am

Assim como o Zato, eu acho bom que Lodoss não tenha as classes definidas, assim você tem mais liberdade para evoluir seu personagem no rumo que você quer, e isso é um dos motivos de eu jogar em Lodoss e não outros foruns por ae, em que o sistema é todo quadradinho (e pra dizer a verdade, torna a jogabilidade bem pequena).

Outra coisa é encaixar os personagens numa classe, por exemplo a Selenna não se encaixaria em nenhum que você citou. Poderia colocar ela como Swordman, mas perderia muito de sua essência, e até eu tenho dúvidas do que ela vai se tornar no futuro sendo assim uma escolha bem díficil e limitante.

Enfim, o em relação ao assunto levantado pelo Akira. Novas raças seriam bem vistas, todas as humanoides principalmente (queria ver hobbits por aqui).
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Mensagem por Darkone Seg 11 Abr 2011, 9:58 pm

Eu penso que classes vão limitar minha atuação com minha personagem.
Gostei do Lodoss justamente por não ter a limitação de classes.
Sinto falta é de mais raças. As que estão disponíveis são satisfatórias. Mas com o crescimento do fórum e quantidade de jogadores acaba limitando a imaginação de alguns jogadores.
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Mensagem por Goldsilver Ironsteel Ter 12 Abr 2011, 12:16 am

Saudações a todos.

Li a sugestão e as opiniões de todos e encontrei uma solução que possivelmente possa agradar a todos.

É óbvio que colocar classes de forma usual como em outros RPGs sistematizaria demais o RPG de Lodoss matando o principal motivo deste fórum ser tão querido, sua simplicidade. Como então por classes sem tirar a simplicidade do sistema de Lodoss?

Isso é simples.

Podemos fazer o seguinte, as classes de personagem não conferem exatamente poderes a um personagem mas sim bônus em seus atributos conforme ele evolui, por exemplo, um guerreiro poderia ganhar +1 no atributo Força cada vez que passa de nível, note que esse bônus na força seria somado independente dos +2 pontos que cada jogador recebe ao subir de nível.
Ainda podem ter classes que não conferem bônus em atributos mas sim em estatísticas, um mago por exemplo poderia ter bônus da Força Mágica enquanto um Feiticeiro poderia ter um desconto de 5% no custo de suas magias por nível.

Para manter a fórmula das classes simples podemos ainda dividi-las em subgrupos.

Por exemplo, se um jogador diz que seu personagem usa flechas e luta com espadas também podemos dizer que ele é um guerreiro, se o jogador diz que seu personagem conjura magias a partir de livros e pergaminhos podemos dizer que é um mago e se ele usa magia do nada seria um Feiticeiro.

Ou melhor ainda! Os jogadores poderiam criar suas próprias classes, por exemplo, eu chego e digo na minha ficha de personagem que sou um Viajante Extraplanar, mas que raios de classe é essa que não existe? Oras se não existe estou criando, mas como encaixar ela no cenário? Simples, o mestre poderia dizer que um Viajante Extraplanar ganha +1 em força mágica a cada nível.

Quem definiria tudo seria nosso ADM Hayate da mesma forma como ele defini as habilidades especiais dos jogadores. Resumindo, classes de personagens customizáveis e criadas de acordo com a vontade do próprio jogador, regras simples de evolução sem muita matemática ou regras cansativas. Mas vocês devem notar também que se essa ideia for aceita, possivelmente os porsonagens em Lodoss ficarão ligeiramente mais poderosos.

Se vocês quiserem posso ajudar a desenvolver isso =).

Enfim, caso a ideia não seja aceita lembrem-se que você não precisa ter uma classe de personagem, você mesmo faz seu personagem e diz o que ele é. Eu por exemplo ao criar o meu personagem disse que ele é um guerreiro que luta com espadas de duas mãos e e´especialista no uso dessas armas. E fui além, adicionei na ficha do meu personagem uma lista de perícias coisas que meu personagem sabe fazer pra me ajudar na interpretação e também os GMs.

Desta forma o GM que estiver narrando pra mim saberá que meu personagem pode arremessar um facão e acertar seu alvo mas não conseguiria ler um livro de magia. Tudo isso porque mesmo sem existência de classes eu fui e aprofundei meu personagem. Façam isso, aprofundem os seus personagens.

Um abraço a todos.
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Mensagem por GM Akira Ter 12 Abr 2011, 1:00 am

Comentário antes de ir dormir. A idéia do Gold é boa sim, só acho que a evolução dos personagens, iria ficar um pouco "pesada". Mas como assim? Veja bem, além dos dois pontos que você ganha ao subir de nível, irá ganhar mais um ou dois pontos pela sua classe (Seja ela qual for). Dessa forma estará ganhando de 3 a 4 pontos a cada nível, para distruibuir em seus atributos, o que "extrapola" mesmo que bem pouco seu char.

O que poderia ser feito, é em tal nível, você ir em algum ponto de Lodoss, e pegar seu lindo certificado, dizendo que conseguiu tal classe ( Coisa que achava desnecessária desde o começo, uma vez que se você diz que é um Bishop, para nós, você será um. Só custa ir atras de treinamentos e aventuras.) e ganhar uma recompensa - não em bônus em atributos - seja em EXP extra ou armas, ou outra coisa que venha a servir.

Resumindo. Em determinado level, são liberadas tais classes e toda vez que você chega no nível necessário e adquire essas classes, você ganha a sua recompensa. Estimularia de um modo geral, a busca pela obtenção da classa junto a recompensa.

É isso. Bye ~
Obs¹: É apenas uma sugestão, se não agradar, ignorem. x3
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Mensagem por Victor Renesans Ter 12 Abr 2011, 10:13 am

As classes estão relacionadas ao estilo de ser que cada personagem adquire (sua personalidade), ou seja como o Gold disse: "Os jogadores poderiam criar suas próprias classes", me fez pensar bem sobre isso, e também o Carllos que falou sobre classes hibridas, caso não tenha apresentado uma classe que combine com seu personagem isso não é problema, você pode criar uma classe especial para um tipo de raça neste tópico mesmo, ou se você fica tão indeciso que não escolhe nenhuma pode ter uma classe Warrior-Hunter ou Twinsword-Mage.

Quanto aos pontos de atributos ficariam bons e estabeleceriam o poder da classe no personagem, mas, para num ficar muito potente como o GM Akira falou tenho uma idéia, tipo não que vá sempre subindo a cada level, mas sim que já tenha os bônus específicos como os das raças ( os das raças são uns 3 ou 4, os classes poderiam ser a metade disso) e estes pontos se modificassem para números maiores a cada level como em uma tabela. Assim cada classe teria uma tabela com os bônus de cada nível.


Ex:
Level| Bônus
1| FM + 1
2| FM + 2, Prec.+1
3| FM + 2, Prec. +1, VA +1

OBS: Claro que não aumentam tanto assim a cada nível, pode ter níveis que nem aumentem nada por exemplo, só é a minha sugestão quanto aos atributos de classes caso venha a haver.
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Mensagem por Ree Ter 12 Abr 2011, 11:06 am

Acho que mexer com pontos de atributos é perigoso, uma vez que pode desestabilizar td o cálculo do jogo..... A ideia do vitor é boa, mas ai, precisaria meio que ter a listagem das classes, ai teria que selecionar algumas pra deixar fixas.

Gostei da ideia do Gold de criar sua classe como existe a criação de habilidade, mas imagina o caos que seria para o Hayate e no forum, com trocentas classes, e algumas talvez nem tão diferentes assim das outras...

Srry n dar ideias, sou melhor contestando do que solucionando certas coisas :~. Mas hey, esse é meu jeito ninja -not.
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Mensagem por Goldsilver Ironsteel Ter 12 Abr 2011, 6:37 pm

GM Akira escreveu:Comentário antes de ir dormir. A idéia do Gold é boa sim, só acho que a evolução dos personagens, iria ficar um pouco "pesada". Mas como assim? Veja bem, além dos dois pontos que você ganha ao subir de nível, irá ganhar mais um ou dois pontos pela sua classe (Seja ela qual for). Dessa forma estará ganhando de 3 a 4 pontos a cada nível, para distruibuir em seus atributos, o que "extrapola" mesmo que bem pouco seu char.

O que poderia ser feito, é em tal nível, você ir em algum ponto de Lodoss, e pegar seu lindo certificado, dizendo que conseguiu tal classe ( Coisa que achava desnecessária desde o começo, uma vez que se você diz que é um Bishop, para nós, você será um. Só custa ir atras de treinamentos e aventuras.) e ganhar uma recompensa - não em bônus em atributos - seja em EXP extra ou armas, ou outra coisa que venha a servir.

Resumindo. Em determinado level, são liberadas tais classes e toda vez que você chega no nível necessário e adquire essas classes, você ganha a sua recompensa. Estimularia de um modo geral, a busca pela obtenção da classa junto a recompensa.

É isso. Bye ~
Obs¹: É apenas uma sugestão, se não agradar, ignorem. x3

Aqui vai a solução, podemos fazer que os pontos ou estatísticas extras de atributos ganhos não sejam por nível e sim intercalados.

Por exemplo:

Nível 1
Nível 3
Nível 5
Nível 7

E assim por diante.

Repare que essa sequência intercala com a evolução das habilidades que são.


Nível 1
Nível 2
Nível 4
Nível 6

Ou seja, a cada nível de personagem o jogador não ganharia apenas os dois pontos extras em atributo mas sim algo mais para seu personagem. O único nível que sofreria um pequeno aumento de poder seria o primeiro, mas lembrem-se que nenhuma classe pode ser apelona, logo os bônus não seriam tão grandes assim.

Crystal escreveu:Acho que mexer com pontos de atributos é perigoso, uma vez que pode desestabilizar td o cálculo do jogo..... A ideia do vitor é boa, mas ai, precisaria meio que ter a listagem das classes, ai teria que selecionar algumas pra deixar fixas.

Gostei da ideia do Gold de criar sua classe como existe a criação de habilidade, mas imagina o caos que seria para o Hayate e no forum, com trocentas classes, e algumas talvez nem tão diferentes assim das outras...

Srry n dar ideias, sou melhor contestando do que solucionando certas coisas :~. Mas hey, esse é meu jeito ninja -not.

Concordo com você, mexer nos pontos é perigoso, mas a ideia das classes daria mais alma aos personagens. E sobre as trocentas classes podemos resolver isso de duas maneiras simples.

1: Podemos por um "ADM" que ficaria responsável apenas para a análise das classes.

2: Uma vez que a classe estivesse analisada os bônus que ela oferece estariam anotados na própria ficha do personagem, assim o GM simplesmente teria que consultar a ficha do jogador assim como faz pra analisar as habilidades do mesmo.

E ja me adiantando, sempre quis participar mais de Lodoss além de um player, se quiserem aceitar a minha ideia eu me prontifico para cuidar da questão das classes.
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Mensagem por GM Akira Ter 12 Abr 2011, 7:09 pm

Boa solução Gold, contudo, prezo pela não colocação de pontos de atributos como bônus. Uma recompensa sim, mas relacionado ao bonus é perigoso, como a Crystal disse. Logo, não vou abrir mão sobre que a recompensa - como armas, magias, exp, etc. - sejam o melhor para essas evoluções de classes.
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Mensagem por Goldsilver Ironsteel Ter 12 Abr 2011, 7:13 pm

GM Akira escreveu:Boa solução Gold, contudo, prezo pela não colocação de pontos de atributos como bônus. Uma recompensa sim, mas relacionado ao bonus é perigoso, como a Crystal disse. Logo, não vou abrir mão sobre que a recompensa - como armas, magias, exp, etc. - sejam o melhor para essas evoluções de classes.

Claro.

A recompensa não precisa ser identica a todos, por exemplo, um mago pode ganhar feitiços novos (como em D&D por exemplo), e um guerreiro pode ganhar + HP ou + MP para ativar suas skills, ou até mesmo alguma habilidade que ele já possua possa até mesmo ser levemente melhorada, por exemplo, aquela habilidade que custa 50% de MP pode passar a custar 45% sem que a própria habilidade tenha seu nível melhorado.
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Mensagem por Ree Ter 12 Abr 2011, 9:29 pm

Criar um cargo so p classes e pouco pratico. Ate pq cd classe teria um conceito n da p os gms tbm ficarem estudando trocentas classes p saber o que condiz ou n com a situacao. Fora q teria que cuuidar eternamente disso pq tem td um equilibrio de avaliacao e de habis adquiridas durante o jogo...btw eu gostei da ideia de disponibilizar habilidades aka magicas etc a cada numro x de niveis alcancados. A pessoa pode ate ter ais classes e ir optando qua habil pegar naquele nivel e ir montando um char mais complexo. Tbm acho q as vezes em niveis altos existirem camps para armas e itens especificos que so um verdadeiro espadachim teria a manha de conseguir ou um livro q so um mago experiente consegue ler. E isso dps qd chegar em casa vejo se esqueci de algo. Digitar no cel da raiva demais. E perdoam a esscrita frenetica hahaha D=
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[Sugestão] Classes  Empty Re: [Sugestão] Classes

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Ter 12 Abr 2011, 10:14 pm

Crystal escreveu:Criar um cargo so p classes e pouco pratico. Ate pq cd classe teria um conceito n da p os gms tbm ficarem estudando trocentas classes p saber o que condiz ou n com a situacao. Fora q teria que cuuidar eternamente disso pq tem td um equilibrio de avaliacao e de habis adquiridas durante o jogo...btw eu gostei da ideia de disponibilizar habilidades aka magicas etc a cada numro x de niveis alcancados. A pessoa pode ate ter ais classes e ir optando qua habil pegar naquele nivel e ir montando um char mais complexo. Tbm acho q as vezes em niveis altos existirem camps para armas e itens especificos que so um verdadeiro espadachim teria a manha de conseguir ou um livro q so um mago experiente consegue ler. E isso dps qd chegar em casa vejo se esqueci de algo. Digitar no cel da raiva demais. E perdoam a esscrita frenetica hahaha D=

Mas assim, é só criar uma fórmula, por exemplo, o jogador cria seu personagem, ai ele cria sua classe e diz que é um espadachim, o GM diz que a cada nível ímpar ele soma +1 em determinado atributo a sua escolha dentre força e velocidade de ataque por exemplo.

Fim de game.

Mas sobre sua ideia de livros que só magos poderosos podem ler ou espadas que só guerreiros fodões podem usar, isso é normal, cabe mesmoa interpretação.

Honestamente mesmo? Só estou dando as ideias pra tentar ajudar o fórum porque pra mim está bom como está, eu sou um Espadachim e PRONTO, sou isso, sou Aldarion Ironshield! Não é classe de personagem, é meu personagem.

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