Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Novo(a) por aqui?
Leia nosso tópico de boas vindas e descubra o que Lodoss tem a oferecer!

>>> Clique Aqui <<<

Tenha uma ótima aventura!


Últimos assuntos
» Tópico de vida
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptyDom 12 Abr 2020, 9:40 pm por Bluesday

» Tenkai
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptySex 15 Mar 2013, 12:13 am por Bluesday

» Fortitudo Lapidum - Camp
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptyQui 14 Mar 2013, 11:19 pm por yoda

» Chamada ONE: Attention Please!
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptySeg 11 Mar 2013, 12:03 pm por Kaien Saller

» Novo Fórum, Novo Domínio!
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptySeg 11 Mar 2013, 1:30 am por ADM Hayate

» Novo no pedaço
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptySeg 25 Fev 2013, 1:10 pm por Arcturus Steelbreaker

» Dúvidas sobre ficha
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptySex 22 Fev 2013, 8:21 pm por Peregrino

» [FP]Jason Stifler Grace
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptySex 22 Fev 2013, 12:40 am por Jason Stifler Grace

» Nostalgia e Parabéns
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise EmptySeg 18 Fev 2013, 6:48 pm por Bluesday




>Nuvens amaldiçoadas ameaçam cobrir a ilha!

> Leroooy!

> Casa é destruída no Vilarejo de Calm

> Mais notícias...






> Construção de Sede de Guilda

> "Entrega"

> Caçador de Hidra

> Ajudante de Porto

> Pesca em Calm

> Ovos de Dragão

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

+2
Buiu !
Kalahan
6 participantes

Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Kalahan Qui 17 Fev 2011, 5:53 am

Bem, vou ser honesto antes de mais nada.

Tenho muita preguiça de ler qualquer outra narração em que meu personagem não faça parte, me processem! D:

Então a minha sugestão aqui vai ser de acordo com o que eu experimentei do fórum, não posso afirmar 100% de certeza que em todo cantinho obscuro desse antro de rpg é assim, mas até onde eu vi, foi o que me baseou a criar isso D:

Seguinte, acho que todo mundo aqui ao criar uma ficha teve uma idéia inicial para o personagem, gostaria de vê-lo em determinadas situações e em determinados acontecimentos, porém a narração é sempre decidida pelo narrador. Este que inventa o ambiente, a aventura, os ganhos...

Não, isso não é uma crítica, afinal qualquer narração é assim, estou apenas expondo os fatos.

Ok, ok, qual a minha idéia?! D:
Simples, ter uma espécie de narração "contratada". Os players sabem o futuro que querem aos seus personagens (pelo menos eu gosto de pensar que eu não sou o único assim...), então eles iriam dizer: "Ow, o objetivo da minha empreitada agora é tal..."
Não, ele não vai determinar ao narrador que espécies de monstros ele vai enfrentar, nem nada do tipo. Não é para ele explicar como vai ser toda a narração, ele apenas tem que dizer qual o objetivo final que ele espera alcançar, e os narradores fariam como bem entendessem.


Agora, óbvio que se isso acontecesse, seria SÓ o que aconteceria no fórum (creio eu..), então sugiro que se aceitarem minha sugestão, criem regras para esse tipo de narração, como prazos entre uma narração e outra, narração fazer sentido com a história do personagem, etc... Assim, o personagem pode evoluir o seu próprio background enquanto ainda faz parte das boas e velhas narrações de Lodoss =D

O que acham?
Kalahan
Kalahan
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 193
Idade : 34
Localização : Na taberna mais próxima
Reputação : Neutro Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/07/2009

Ficha do personagem
Exp: 600/1000
Lvl: 2
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Buiu ! Qui 17 Fev 2011, 8:36 am

Minha opinião...

Muitos dos players quando fazem fichas para seu personagens acabam por dar muita atenção para fatores que os levem a ganhar exp para poderem evoluir rapidamente, como atributos e principalmente a habilidade. Já vi e li histórias inteiras que só tinbham como objetivo justificar uma capacidade de um personagem para que ele possa ter uma habilidade considerada "boa", sendo que qualquer habilidade seria de grande utilizade se bem usada.

O que quero dizer é que pouco se importam com alguns pontos cruciais da preparação da ficha que são os aspctos psicológicos do personagem e a sua história, que ao meu ver é a mais importante!
Sempre tentei narrar baseando minha narrativa nos personagens para os quais estou narrando. Leio atentamente a ficha de todos os que entram e saem de Hilydrus e encaixo minha narrativa do jeito que achar conveniente aquele personagem. Não é dificil você perceber qual é o objetivo dos personagens que são criados, alguns nem mesmo objetivo têm, somente "matar todo mundo para ganhar mais exp e ficar forte para matar mais e ganhar mais exp e assim vai..."

E mesmo personagens que tem um objetivo claro, eu prefiro sempre colocar o que conhecemos com side-quest. Objetivos menores que permeiam a sua grande busca, algo para se destrair, aprender, evoluir, sem precisar "matar todo mundo para ganhar exp". Sem contar que ficar atrás de um objetivo só durante todo o rpg deve ser meio neurótico, paranóico e principalmente tedioso...

Bom, é isso. Não creio que seja necessária nenhuma modificação e espero que não seja o único dos narradores que pensa assim. Mas quanto aos objetivos do personagem, todos os que são narrados por mim podem ter certeza que estou elaborando algo para que futuramente alcanssem eles. E aos futuros players que lerem isso, por favor, deem mais atenção as suas histórias! Não vai só nos ajudar a elaborar uma quest legal para vocês como também vai proporcionar muitas opções para vocês mesmos se divertirem.
Buiu !
Buiu !
Narrador
Narrador

Número de Mensagens : 697
Idade : 33
Reputação : Neutro Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 12/12/2008

Ficha do personagem
Exp: 560/1000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Qui 17 Fev 2011, 10:17 am

Eu acho o seguinte, essa ideia ai é muito boa, inclusive eu já sugeri ela no outro fórum que jogo/mestro o Zephyr, o nome lá ficou como: Campanhas sob encomenda. Funciona assim, o jogador chega pro GM e diz que quer uma campanha onde ele tem que caçar criminosos por exemplo, ai o GM cria todo o resto da trama.

Em relação as críticas do Buiu ! sobre jogadores que fazem histórias apenas para justificar suas habilidades, bom isso eu até acho válido, eu mesmo não escapo muito disso e quem ler a minha história vai ver, aliás, minha ficha aqui em Lodoss é de longe a mais detalhada porque eu me preocupei em especificar até as perícias, conhecimentos, do meu personagem, dei a ele uma personalidade, criei fraquezas psicológicas nele, desvantagens.

Todo mundo quer ganhar XP e ter um personagem forte, porque todo mundo é fraco e poucos aqui ja jogaram um RPG de mesa/fórum tempo o suficiente para terem uma ficha antiga, apontar para ela e falar: "Jogo com esse personagem aqui desde o NV 1 e agora ele está no NV 30 e mata um dragão de mãos vazias.", mas na minha mais sincera e humilde opinião a maior culpa de jogadores almeijarem isso e direcionarem seus personagens somente para o combate é: somente no combate você ganha exp.

Eu acho isso muito errado, ja li aqui narrativas entere um GM e um jogador que geraram 2-3 páginas de postagem e o cara não ganhou nenhum XP porque não teve nenhum combate, acho que interpretação tem que dar XP também, isso iria até incentivar os players a escreverem cada vez mais e melhor e a capricharem mais nos detalhes da narrativa. Pensem comigo: se a única coisa que dá XP é combate, quem vai querer fazer um personagem 100% diplomático que nunca combate e só interpreta? Ninguém quer ficar no NV 1 pra sempre!

E só um lembrete, XP -> EXP -> Experience -> Experiência = Aprendizado.

Ou seja, você não aprende coisas somente lutando, por exemplo, se você conversar com um mago sobre a essência da magia pode ganhar EXP também, inclusive até mesmo os RPGs online seguem essa regra, as vezes você ganha EXP simplesmente conversando com NPCs.

Conhecem Fallout? Jogo antiquíssimo? Já jogaram o Fallout 1 que é MUITO mas MUITO antigo? (ano 94), pois é, logo na primeira cidade que você chega no Fallout 1, Shady Sands, bem na entrada tem uma mulher que fala várias coisas sobre o lugar e os arredores e se você perguntar tudo o que ela tem de opção, no final você ganha 250 exp simplesmente por conversar com ela!

É normal querer cobrar do pessoal um aprofundamento nos personagens e narrativas, mas isso terá mais resultado se certas premiações estiverem envolvidas.

Enfim isso é tudo.
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Shaorin Qui 17 Fev 2011, 10:36 am

Concordo plenamente com o Buiu e também não acho necessário isso, não preciso dizer minha opinião mais pois ele já o fizera, então serei repetitiva nas minhas palavras.

Na hora de avaliar uma ficha, sempre percebo essa falta de informações. Mas o que podemos fazer, quando é a própria pessoa que não quer fazer mais para o personagem? Desta forma, o jeito é deixá-la seguir e, durante o jogo, ela irá adicionar suas aventuras na ficha, aumentando-a.

Bom, é isso.

Shaorin
Shaorin
GM Chefe
GM Chefe

Número de Mensagens : 1837
Reputação : Neutro Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 11/09/2008

Ficha do personagem
Exp: 0/1000
Lvl: 10
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Buiu ! Qui 17 Fev 2011, 10:57 am

Só pra constar que não é só ganhando batalhas que se ganha XP como vc mesmo disse Iron. Não é atoa que se chama experiência e nada mais justo que adiquirí-la de todas as maneiras que essa palavra pode englobar.

Todos os meus players recebem XP por tudo que fazem, aliás, quanto melhor sua narrativa e descrição de ações, mais XP ele ganhará.

Acabo de presentear nosso mais novo player Klaus com XP somente pelo fato dele ter contornado uma situação que eu criei sem sair das características de seu personagem. Ele acabou se ferrando, mas mesmo assim adquiriu XP, muito mais do que se ele resolvesse partir para a porrada e matar todo mundo como qualquer outro player sedento por XP faria.

Eu sou mau quanto a isso... xD

Mais uma vez isso é um costume meu, não sei quanto aos demais GMs. Mas não se preocupe quanto a esse fato.
Buiu !
Buiu !
Narrador
Narrador

Número de Mensagens : 697
Idade : 33
Reputação : Neutro Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 12/12/2008

Ficha do personagem
Exp: 560/1000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Qui 17 Fev 2011, 11:30 am

Buiu ! escreveu:Só pra constar que não é só ganhando batalhas que se ganha XP como vc mesmo disse Iron. Não é atoa que se chama experiência e nada mais justo que adiquirí-la de todas as maneiras que essa palavra pode englobar.

Todos os meus players recebem XP por tudo que fazem, aliás, quanto melhor sua narrativa e descrição de ações, mais XP ele ganhará.

Acabo de presentear nosso mais novo player Klaus com XP somente pelo fato dele ter contornado uma situação que eu criei sem sair das características de seu personagem. Ele acabou se ferrando, mas mesmo assim adquiriu XP, muito mais do que se ele resolvesse partir para a porrada e matar todo mundo como qualquer outro player sedento por XP faria.

Eu sou mau quanto a isso... xD

Mais uma vez isso é um costume meu, não sei quanto aos demais GMs. Mas não se preocupe quanto a esse fato.

Bom talvez eu esteja sendo um ignorante ao dizer que só vi ganharem EXP por combates vencidos, afinal não lí todo o fórum.
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por ADM Hayate Qui 17 Fev 2011, 12:45 pm

Boa tarde.

Agradeço a observação, Kalahan, e venho oferecer algumas informações. Todos os nossos GMs são instruídos para lerem atentamente a ficha dos jogadores para quem narram. O objetivo, como você mesmo propôs, é analizar a história e objetivos da personagem, e assim começar a fazer as aventuras pelas terras de Lodoss. Sua sugestão já é usada a muito pela equipe, logo pode ficar tranquilo em relação a isso.

Em relação à exp, ela é logicamente contada de todas as formas. Seja em treinamento da personagem, seja lutando, seja trabalhando para ganhar a vida, entre muitos outros. Tudo isso é definido pelo GM, que também é instruído a dar um bônus a jogadores que narrem bem e se dediquem em cada linha. A recompensa é sempre equivalente.

Grande abraço!
ADM Hayate
ADM Hayate
Administrador

Número de Mensagens : 1045
Reputação : Neutro Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue100 / 100100 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Kalahan Qui 17 Fev 2011, 2:00 pm

Bem, acho que o Gold interpretou mal o Buiu.

O que o Buiu se referiu foi aos players que não se preocupam em fazer uma ficha boa e só querem saber de ganhar pontos, sem montar um background bacana para o personagem, apenas querem ficar fortes e falar "Lol, tenho uma espada demoníaca e quebrei um muro com um soco! Inveje-me!". Quanto a isso eu realmente concordo.

A minha idéia surgiu da minha própria criação no fórum onde sou administrador, pois lá temos uma trama central do fórum e as narrações giram em torno dela, claro que os players podem mudar o rumo da mesma a qualquer momento com suas ações, mas as narrações se mantém focadas na trama principal. Então eu decidi criar o setor que nomeei Quests pessoais onde cada player poderia direcionar uma narração mais ao background do próprio personagem, pois afinal, alguns são feitos não somente para ganhar pontos.

Eu particularmente não lembro 100% da minha ficha aqui na Lodoss e preciso relê-la, e talvez até mesmo melhorá-la, pois tenho ciência que não foi uma das minhas fichas mais bem feitas, mas me lembro de ter feito ela com um propósito. Não estou dizendo também que as narrações das quais participei não ajudaram o meu propósito, pelo contrário, mas acho que seria legal eu ter um lugar para pedir uma side-quest mais focada xD

Mas se não acham necessário, tudo bem, foi só uma sugestão xD
Kalahan
Kalahan
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 193
Idade : 34
Localização : Na taberna mais próxima
Reputação : Neutro Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/07/2009

Ficha do personagem
Exp: 600/1000
Lvl: 2
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Gin Sáb 19 Fev 2011, 12:47 am

Enfim, concordo com todos, mas também discordo de muita coisa..

Eu, por exemplo, prezo DEMAIS o post em si e não a luta (apesar de eu adorar narrar brigas) tanto que quanto melhor o cara narrar e expressar sua jornada mais exp ele irá receber ao decorrer desta. Todos os meus players sabem disso e alguns vão descobrir daqui a pouco ;D

Mas então, acho que cada um teu seu jeito de narrar. Sim, é bom ter um foco na historia, mas para isso os GM's se viram mais pra historia do cidadão do que qualquer outra coisa. Por isso é importante escrever muito bem sua historia né não??


MInha opinião, somente

Gin
Gin
Gin
Narrador
Narrador

Número de Mensagens : 788
Idade : 33
Reputação : Neutro Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 16/10/2008

Ficha do personagem
Exp: 900/1000
Lvl: 4
HP: 87%

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por ADM Hayate Sáb 19 Fev 2011, 1:41 am

Estarei estudando com carinho o pedido de Quest pessoais. Não é uma má idéia, o problema é começar a ter muitos players pedindo ao mesmo tempo.

Sugestões são sempre bem vindas.
ADM Hayate
ADM Hayate
Administrador

Número de Mensagens : 1045
Reputação : Neutro Wanted :
Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Left_bar_bleue100 / 100100 / 100Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise Empty Re: Aprofundamento dos personagens[Sugestão em análise

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos