Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Novo(a) por aqui?
Leia nosso tópico de boas vindas e descubra o que Lodoss tem a oferecer!

>>> Clique Aqui <<<

Tenha uma ótima aventura!


Últimos assuntos
» Tópico de vida
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptyDom 12 Abr 2020, 9:40 pm por Bluesday

» Tenkai
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptySex 15 Mar 2013, 12:13 am por Bluesday

» Fortitudo Lapidum - Camp
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptyQui 14 Mar 2013, 11:19 pm por yoda

» Chamada ONE: Attention Please!
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptySeg 11 Mar 2013, 12:03 pm por Kaien Saller

» Novo Fórum, Novo Domínio!
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptySeg 11 Mar 2013, 1:30 am por ADM Hayate

» Novo no pedaço
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptySeg 25 Fev 2013, 1:10 pm por Arcturus Steelbreaker

» Dúvidas sobre ficha
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptySex 22 Fev 2013, 8:21 pm por Peregrino

» [FP]Jason Stifler Grace
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptySex 22 Fev 2013, 12:40 am por Jason Stifler Grace

» Nostalgia e Parabéns
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net EmptySeg 18 Fev 2013, 6:48 pm por Bluesday




>Nuvens amaldiçoadas ameaçam cobrir a ilha!

> Leroooy!

> Casa é destruída no Vilarejo de Calm

> Mais notícias...






> Construção de Sede de Guilda

> "Entrega"

> Caçador de Hidra

> Ajudante de Porto

> Pesca em Calm

> Ovos de Dragão

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

+2
Sérpico
Goldsilver Ironsteel
6 participantes

Ir para baixo

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Empty RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Qua 29 Set 2010, 3:23 pm

Saudações.

Estou abrindo este tópico para debater sobre os diferentes tipos de RPGs existentes, suas vantagens e desvantagens.
Só para evitar confusão, não estou interessado em indiretas ou qualquer coisa do gênero, quero apenas um debate saudável.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Hoje vemos aqui a existência de 4 gêneros de RPG, e são eles: RPG de Mesa, RPG Eletrônico, RPG Live e RPG Net, cada um com suas vantagens e desvantagens.


RPG de Mesa

É o mais antigo de todos os RPGs e o precussor dos mesmos, no RPG de mesa um grupo de pessoas se reune para jogar, o número varia entre 3 a 6 jogadores, mas as vezes pode ser jogado em dupla assim como pode-se encontrar mesas enormes com muitos jogadores e mestres jogando e narrando simultâneamente.
Normalmente o RPG de mesa é jogado usando-se fichas de personagens, livros de regras e dados, mas isso não chega a ser uma regra, existem mesas de RPG onde os jogadores apenas interpretam e não usam nem fichas ou até mesmo dados.
A grande vantagem do RPG de mesa é o contato humano direto, você está ali, com outras pessoas, está vendo sua linguagem corporal, a maneira como se portam. Isso as vezes pode ser extremamente divertido. Outra vantagem do RPG de mesa é que ele não se limita a linguagem escrita, o RPG de Mesa tem a vantagem de poder usar a linguagem falada, a escrita, a linguagem corporal e ainda por cima usar tabuleiros e miniaturas para auxiliar na narrativa.
Isso sem mencionar que as vezes os narradores e/ou jogadores podem ainda usar fantasias e acessórios para tornar o jogo ainda mais divertido.

Apesar de todas essas vantagens o RPG de Mesa é o que possui as maiores desvantagens, primeiro vem o problema de achar um mestre competente e jogadores, depois vem o problema do tempo, o problema do lugar e é claro, alimentação.

Muitas mesas de RPG acabam justamente por causa disso, ou porque um jogador parou, ou um mestre, falta de tempo, falta de lugar para se jogar etc, com o avanço da idade e com as responsabilidades da vida cobrando, o RPG de mesa acaba desaparecendo na vida da maioria dos jogadores.

Na minha opinião pessoal, este é o MELHOR e mais DIVERTIDO estilo de RPG.


RPG de Eletrônico

RPGs eletrônicos são jogos onde normalmente você assume o papel de um personagem e tem como objetivo a evolução do mesmo. Dependendo do jogo você pode ou não participar de grandes guerras ou duelos, mas de fato essa não é uma regra geral e varia muito de jogo pra jogo.
A vantagem do RPG eletrônico é que você pode jogar sozinho, você está vendo ali, um cenário e pode interagir com ele diretamente.

As desvantagens é que o RPG eletrônico destroi completamente a interpretação do personagem que é de fato o elemento mais importante dos RPGs, todo o contexto, história, personalidade etc do personagem é substituido pelo interesse de ganhar números: XP, dinheiro, itens e poder.
Outra desvantagem é que ele não estimula a criatividade, como os problemas e suas soluções são pré-definidos você não encontra variáveis, não existe a possibilidade do jogador realizar outra façanha que venha da sua cabeça, você só pode fazer o que está escrito e ponto.

Na miha opinião pessoal, RPG eletrônico nem deveria carregar essa sigla, RPG.


RPG Live

O RPG live é uma mistura de RPG de Mesa com teatro e festa a fantasia, no Live os jogadores jogam RPG mas de uma forma diferente, normalmente não existem planilhas ou dados e as poucas "rolagens" feitas pelos jogadores são decididas pelos metres ou em disputas de papel-pedra-tesoura.
O Live é justamente o que o nome propõe, RPG ao vivo, você vai, se fantasia de seu personagem da forma mais pareida que puder e interpreta tentando agir como ele.
Normalmente os lives são realizados em locais privados, em casas, salões de festas e etc.

A principal vantagem do live é que você se diverte bastante, você realmente incorpora o personagem e brinca, além disso todo live parece uma festa!

As desvantagens costumam ser as mesmas do RPG de Mesa com o adicional de que é difícil conseguir gente pra jogar porque os lives costumam ser feitos com muitos jogadores, ainda tem o incoveniente das pessoas que não sabem o que está acontecendo acharam que a brincadeira é uma reunião de loucos.


RPG Net

O RPG net é muito parecido com o RPG de mesa, basicamente é como jogar RPG de mesa pela internet, seja em fóruns, salas de bate-papo ou até mesmo no MSN. O lado ruim do RPG net é que ele está limitado apenas ao uso da palavra escrita a não ser quando você joga pelo skype ou programas de comunicação similares.
Eu não sei ao certo mas eu tenho o palpite pessoal de que o RPG Net surgiu com a queda da popularização do RPG de Mesa, jogadores de RPG começaram a ficar sem mesas pra jogar e viram na net uma oportunidade de continuar jogando sem muito compromisso.
E de fato o RPG net foi a salvação para muitos rpgistas pois no RPG net o fator tempo, local e pessoas não atrapalham, com 15 minutos diários você posta e joga sem dificuldade. Outra coisa que eu acredito que levou as pessoas a procurarem o RPG net foi o fato de sentir a necessidade de jogar com as amizades virtuais, realmente muitos jogadores conhecem pessoas interessantes pela net, pessoas que gostariam de jogar, mas por morarem longe não podem.
Então jogam RPG Net.
Hoje os motivos que atraem as pessoas a jogarem o RPG Net ainda podem ser os mesmos, mas eu acredito que a onda dos desenhos e quadrinhos japoneses tenha influenciado a vinda de mais jogadores, de fato muitos praticantes de RPG Net são otakus que jogam porque querem se sentir no universo de seus personagens, querem fazer parte da ação e não apenas assistir.
É claro que os motivos podem ser muitos outros.

As desvantagens do RPG net são gritantes, primeiramente, as vezes você tem que esperar muito tempo pra jogar e isso não depende só dos GMs, depende também dos jogadores que estão na mesma cena que você. Outra desvantagem é o uso exclusivo da linguagem escrita, tudo bem que podemos usar imagens da internet para ajudar na descrição de locais, itens e criaturas, mas mesmo assim isso não deixa de ser um limitador.


Bom pessoal, opinem e digam o que acham no geral sobre isso tudo.
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Left_bar_bleue0 / 1000 / 100RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Empty Re: RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

Mensagem por Sérpico Qua 29 Set 2010, 6:02 pm

XD Nice Post.

Concordo com as suas duas opiniões pessoais!

Devo dizer que aprendo muito com o RPG Net. Jogo a dois anos e aprendi a escrever graças a ele...

Cara, eu nunca vi um RPG Live, só ouvi falar mas nunca vi ou joguei. Deve ser punk!
Sérpico
Sérpico
Andarilho
Andarilho

Número de Mensagens : 251
Reputação : +30 Wanted :
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Left_bar_bleue0 / 1000 / 100RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Right_bar_bleue

Data de inscrição : 09/10/2008

Ficha do personagem
Exp: 625/1000
Lvl: 4
HP: 100%

http://sonatadotorinks.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Empty Re: RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

Mensagem por Goldsilver Ironsteel Qua 29 Set 2010, 9:22 pm

Sérpico escreveu:XD Nice Post.

Concordo com as suas duas opiniões pessoais!

Devo dizer que aprendo muito com o RPG Net. Jogo a dois anos e aprendi a escrever graças a ele...

Cara, eu nunca vi um RPG Live, só ouvi falar mas nunca vi ou joguei. Deve ser punk!

Cara eu já brinquei uma vez de Live, mas foi bem brincar mesmo porque foi muita criançada, o meu amigo que era mestre me convidou e queria que eu fosse só pra zuar mesmo, mas foi divertido, hehehehe.

Lembro que eu improvizei um escudo com uma tampa de lixo e uma espada com um daqueles rolos de cartolina grossa. Foi meio infatil mas foi divertido.

Mas pra ser honesto eu brinquei mesmo porque tinha uma gatinha participando XD, sorte que no live eu acabei até salvando ela.

AHAHHAHAUhueheuheuheuhUHEUEHUHuheuehuHUEHEUHuehuehe

O resto dos detalhes eu não conto, mas continuando o assunto.

Bom eu posso dizer que realment o RPG de mesa mudou muito minha forma de ver as coisas, a minha escrita, a forma como eu me expresso foram graças as leituras que o RPG de mesa me incentivou a fazer, acredito que o RPG Net também faça a mesma coisa.
Goldsilver Ironsteel
Goldsilver Ironsteel
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 503
Idade : 39
Localização : Santos-SP.
Reputação : +30 Wanted :
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Left_bar_bleue0 / 1000 / 100RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2010

Ficha do personagem
Exp: 3195/4000
Lvl: 4
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Empty Re: RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

Mensagem por Gin Qui 30 Set 2010, 12:36 am

Bom.. eu fui mestre e jogador de RPG de mesa (D&D, Vampiro a Máscara, etc) e posso afirmar que gastei muito tempo com isso ;D. Eu curtia bicho, mas tinha horas que ficávamos horas jogando(lembro, inclusive, que varamos uma madrugada jogando) .. e as vezes eu ficava meio cansado tal. Mas era mucho loko mesmo. Curtia demais.

Agora, RPG na Net assim eu sou mais ''novo'' . Jogo a alguns anos e foi aqui no Lodoss que me firmei MESMO. Os outros fóruns fechavam ou eu cansava mesmo xD

é isso .. os outros dois restantes eu nem tentei e nem tive oportunidade de fazê-los.

Gin
Gin
Gin
Narrador
Narrador

Número de Mensagens : 788
Idade : 33
Reputação : Neutro Wanted :
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Left_bar_bleue0 / 1000 / 100RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Right_bar_bleue

Data de inscrição : 16/10/2008

Ficha do personagem
Exp: 900/1000
Lvl: 4
HP: 87%

Ir para o topo Ir para baixo

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Empty Re: RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

Mensagem por ADM Hayate Sex 01 Out 2010, 3:25 am

O fato é que todos estes quatro "tipos" de rpg se resumem, de fato, em interpretação. Mesmo os RPGs eletrônicos, de certa forma, você acaba se inteirando na pele do personagem. Ao menos no meu caso, quando jogo, fico no lugar do herói com quem jogo e fico tão dentro da história quanto ele. Logicamente nos outros modos de RPG isso é bem mais intenso.

A interpretação é uma arte, logo todo jogador de RPG é um artista. No caso de RPG de mesa, também joguei muito, e em todos eles eu e meus colegas interpretávamos os personagens de forma tão intensa que praticamente nos víamos nos lugares citados pelos mestres. Lembro-me muito bem da vez que enfiei uma joelhada na fuça de um meio-orc, depois de uma discussão por um coelho assado. O que eu mais gostava era o RPG Live, onde eu me inteirava no personagem quase 100% do tempo. Joguei poucas vezes por depender de um grupo, mas em todas as vezes eu era totalmente diferente. Não chegávamos a nos fantasiar, mas rolava umas madeiras para criação de uma taberna ou passarmos um fim de semana num sítio onde a interpretação fluía como num filme.

Já o RPG Net, na minha opnião, logicamente peca por não ter a essência real dos RPGs que seria a fala e a ação propriamente dita, mas também é um modo infinitamente rico. Com a escrita você cria o que desejar, o personagem que quiser, e praticamente escreve uma crônica ou um livro a cada post. No meu caso, gosto de interpretar e por este motivo possuo tantos personagens diferentes na Lodoss.

A certeza é que TODOS estes modos de RPG estimulam amplamente a criatividade. Afinal, o que seria o mundo sem um pouco de fantasia? A imaginação que fez o mundo o que é hoje, com inúmeras histórias já contadas, e infinitas esperando para serem criadas.
ADM Hayate
ADM Hayate
Administrador

Número de Mensagens : 1045
Reputação : Neutro Wanted :
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Left_bar_bleue100 / 100100 / 100RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Empty Re: RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

Mensagem por Hope Estheim Sáb 02 Out 2010, 8:12 pm

Eu adoro o RPG de mesa, nada como o bom e velho papel, o de Net também é muito bom, eu nunca vi nem joguei o live, e sinceramente não tenho interesse, Ele trônico até que é legal, mas eu concordo que não deveria levar o nome de RPG. Eu adorava jogar o RPG de papel, mas parece que se estinguiram os jogadores '-' Ainda jogo um pouco com wordd e excel com amigos mas não é a mesma coisa TT-TT

Eu to nisso há dois anos, e desde então aprendi a escrever =D
Hope Estheim
Hope Estheim
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 53
Idade : 26
Localização : Na frente do PC /o/
Reputação : Neutro Wanted :
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Left_bar_bleue0 / 1000 / 100RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/07/2010

Ficha do personagem
Exp: 0/1000
Lvl: 1
HP: 100%

http://naruto-kage.ativoforum.com/forum.htm

Ir para o topo Ir para baixo

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Empty Re: RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

Mensagem por Carllos Seg 25 Abr 2011, 9:40 am

Bem RPG é bom e educativo eu prefiro o RPG de mesa pq se encontra com os amigos rola umas biritas e acaba sempre em merda ,bem e como pretendo me formar em historia pretendo dar aulas com RPG sabe tbm é uma forma de fazer muitos alunos se interessarem pela matéria ,quanto ao RPG net estou conhecendo aqui em Lodoss e estou achando legal pena q tem posts q demoram para sair e RPG eletrônico bem poucos foram os q joguei e gostei sabe aquela galerinha q fica fazendo panelinhas e dando KS nos outros é chato d+ mas amo os do estilo final fantasy quanto ao live muito raro d ver em eventos q uma vez na vida e outra na morte eu vejo .
Carllos
Carllos
Aventureiro
Aventureiro

Número de Mensagens : 160
Idade : 36
Localização : Zona oeste do rj
Reputação : Neutro Wanted :
RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Left_bar_bleue0 / 1000 / 100RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Right_bar_bleue

Data de inscrição : 11/03/2011

Ficha do personagem
Exp: 450/1000
Lvl: 1
HP: 100%

Ir para o topo Ir para baixo

RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net Empty Re: RPGs - Mesa x Eletrônico x Live x Net

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos